Cidadeverde.com

'Há baixa capacidade institucional para resolver problema de segurança', diz Firmino

Imprimir

Nesta semana, em Teresina, ganhou grande repercussão na mídia casos de violência na periferia da cidade como um tiroteio, no qual uma bala atingiu um quarto de paciente em um hospital público. Ao comentar o episódio e questionado sobre como via a questão da segurança na cidade, o prefeito Firmino Filho (PSDB) declarou que há uma “baixa capacidade institucional” para a resolução da problemática. 

Firmino reconhece que há uma debilidade das instituições públicas quanto ao enfrentamento da questão. De acordo com ele, o crescimento do tráfico de forma generalizada representado pelo crime organizado é uma problemática conjuntural tão ampla, que demanda um esforço integrado e de interligação entre os governos.
 
“Nós sofremos muito com a falta de segurança, as causas são conhecidas, o crescimento do tráfico pelo Brasil afora. O tráfico induz os pequenos delitos e furtos. De um lado, por parte de quem fica na adição e do outro lado, daqueles que militam no próprio tráfico. Então, os Estados mais pobres da federação tem tido uma baixa capacidade institucional de enfrentar essa onda de insegurança, que saiu de 100% do Sul de Rio e São Paulo e está em todo Brasil.
 
O gestor acredita que o caminho é enxergar o problema de uma forma maximizada e a partir de então, buscar soluções viáveis.
 
“É um processo longo, no qual as instituições, tanto as públicas, precisam se fortalecer para fazer esse enfrentamento, e o que estamos vivendo é isso. Essa debilidade das nossas instituições para enfrentar um exército que é muito poderoso. Quer dizer, a gente não está trabalhando com a gangue da zona sul ou da norte, estamos enfrentando na realidade as consequências do crime organizado em larga escala que faz o tráfico a grosso e que produz todas essas consequências”, finalizou.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais