Cidadeverde.com

Vazamento de combustível deixa pista interditada na BR-135 sem previsão para liberar

Imprimir
  • capotamento09.jpg PRF
  • capotamento08.jpg PRF
  • capotamento07.jpg PRF
  • capotamento06.jpg PRF
  • capotamento05.jpg PRF
  • capotamento04.jpg PRF
  • capotamento03.jpg PRF
  • capotamento02.jpg PRF
  • capotamento01.jpg PRF

O tombamento de um caminhão tanque, que aconteceu na noite do último sábado(22), na BR-135,  no KM 222, pode ter provocado vazamento de 30 mil litros de combustível na pista. O caminhão carregado de gasolina e diesel saiu da pista e capotou, causando vazamento de combustível no município de Eliseu Martins (a 489 km de Teresina). 

De acordo com o inspetor Jonas Mata, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão tinha capacidade para armazenar 15 mil litros de gasolina e 15 mil de diesel. Por conta do vazamento dos combustíveis, a pista está interditada nos dois sentidos desde o último sábado e não há prazo para liberação. 

A PRF alerta que há risco de explosão e incêndio, e por isso, os veículos estão impedidos de transitarem na via. 

Por conta da interdição, a PRF e a Polícia Militar estão realizando desvio dos veículos para uma estrada vicinal entre Elizeu Martins (a 489 km de Teresina) e Colônia do Gurgueia (a 507 km da capital). 

Os técnicos da empresa transportadora de Fortaleza-CE chegaram ao local para realizarem o destombamento do caminhão e removerem o combustível.

De acordo com a PRF, os técnicos irão tirar parte do combustível que ficou no tanque e fazer a descontaminação do tanque, retirando os gases que ficam no interior do veículo. “Estes gases que se formam nos espaços vazios do tanque podem provocar explosão. Tal procedimento é demorado e de alto risco”, ressalta Jonas Matas. 

Ele disse ainda que o asfalto está cedendo no local do acidente por conta do contato com o combustível. A empresa construtora, responsável pelo trecho, já esteve no local para avaliar o asfalto e farão reparos no local quando o procedimento de remoção do caminhão for concluído. 

As equipes da PRF se revezam e permanecem no desvio para orientação de trânsito e controle de tráfego, que não será liberado hoje no local. 

O inspetor informou, ainda, que é provável que a empresa responsável pelo transporte do combustível responda por crime ambiental. Além de atingirem a pista, a gasolina e diesel foram derramadas na vegetação às margens da BR. 

"A terra fica inservível e ainda há risco de atingir o lençol freático", disse o inspetor. 

A avaliação dos impactos ambientais deve ser feita por técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. 

"Atípico"

O inspetor Jonas Mata considera que o número de acidentes ocorridos nos últimos três dias nas estradas federais que cortam o Piauí foi atípico. 

"Para este mês é considerado atípico. Estavam ocorrendo poucos acidentes. Acredito que tenha sido em decorrência do aumento de fluxo devido a eventos que ocorreram no Sul e litoral do estado", acredita o inspetor. 

Além do acidente envolvendo o caminhão tanque na BR-135, no sábado um carro saiu da pista e colidiu com uma árvore na BR-343, na cidade de Piripiri. Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas. 

Já nesta segunda-feira(24), um motociclista morreu após colidir em uma pick-up. O acidente aconteceu na BR-343, na saída de Teresina para Altos. O condutor da moto, João da Cruz Silva, morreu na hora.

 

Acidente desta segunda-feira(24) próximo ao rodoanel na BR-343

 

Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais