Cidadeverde.com

Guarda Municipal completa seis meses de implantação

Imprimir

A Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM), criada com o objetivo de garantir a segurança dos espaços públicos da capital, completa seis meses de atuação com bons resultados nas atividades de prevenção a crimes em praças e locais de concentração da população. Desde o dia 24 de janeiro até maio foram registradas 374 ocorrências, desde captura de animais silvestres até apreensão de armas brancas e entorpecentes. 

De acordo com o secretário da SEMCASPI, Samuel Silveira , a guarda tem oferecido bons números em termos de resultados. "Além de evitar, ela tem coibido os crimes, que geralmente são cometidos nesses lugares. Nesses seis meses, foram 23 armas brancas tiradas de circulação, evitando a ação de pessoas que vão até esses locais para cometer crimes. A Guarda vem em um contexto de criar espaços públicos seguros, que a população saiba que vai poder ir até esses locais aproveitar um momento de lazer. Os guardas municipais estarem ali velando para que nada de mal aconteça”, afirma Samuel Silveira.

Inicialmente a Guarda Municipal foi instalada em cinco parques principais da capital: Parque Lagos do Norte, Parque da Cidadania, Parque Parentão, CEU Sul e Norte. Na segunda fase de implantação da guarda municipal, foram adicionados mais três locais de cobertura no centro da Capital: Praça da Bandeira, Praça Rio Branco e Praça do Fripisa.

“Imagine você que precisa se deslocar até o centro para realizar uma compra, ou comerciário que vai trabalhar e precisa retornar em segurança para casa, você sabe se algo de errado acontecer você poder se dirigir até uma praça que lá estará um guarda municipal para fazer a segurança”, disse o secretário.

O secretário destacou a importância do apoio da Prefeitura para a Guarda Municipal. “A Guarda Municipal tem encontrado na Prefeitura de Teresina a caixa de ressonância necessária para realizar um bom trabalho. Não existiria trabalho efetivo da guarda sem o apoio da Prefeitura”, falou Samuel .
“Nós temos somado forças, procurando apoiar cada vez mais as outras instituições, que podem contribuir cada vez mais, sem esquecer de cuidar do patrimônio publico olhando para a família teresinense”, destacou.

Foto: Wilson Filho

O secretário falou sobre a terceira fase de planejamento das operações da Guarda Municipal, que envolve a vigilâncias de guardas municipais nos terminais de ônibus e as linhas troncais.

Júnior Andrade (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais