Cidadeverde.com

Maratona dos Cadeirantes movimenta zona Leste de Teresina

Imprimir
  • 20170806_093756.jpg Divulgação
  • 20170806_095744.jpg Divulgação
  • 20170806_103346.jpg Divulgação
  • 20170806_103847.jpg Divulgação

A abertura da Maratona dos Deficientes Físicos Cadeirantes aconteceu neste domingo (06) na avenida principal  do bairro Planalto  Uruguai,  zona leste  de  Teresina. O evento  que neste ano completa 11 anos tem como  tema "Eu posso praticar  esportes, porque minha força  vem de Deus". O idealizador  do evento, Antônio Veras, conta que durante esses 11 anos o que mais lhe marcou foi a felicidade estampada no rosto  dos  cadeirantes. “A Maratona  serve para mostrarmos para a sociedade que os deficientes físicos  são  capazes de vencer  suas limitações  praticando  esportes”, disse Antônio Veras.

Essa 1° etapa do evento  foi dividida por categorias masculinas e femininas nas modalidades de paraplégicos, tetraplégico e paralisia infantil. Organizados  em grupos com cadeiras motorizadas  e não motorizadas, os participantes  tiveram  como missão correr um percurso de 100 metros entre a largada e a chegada.

Gervasio Aguiar  (53) que é um dos classificados na modalidade de paraplégicos  (paralisia nos membros inferiores) explica que a Maratona  é  importante  para ajuda- lo a vencer suas  limitações físicas. “A maratona reforça a nossa capacidade  e autoestima de participar do mundo esportivo”, afirmou.

De acordo com Jucilene  Silva, presidente da Associação dos Cadeirantes  do Município de Teresina  (ASCAMTE), os principais  motivos que causam a paralisia são  os acidentes de trânsito, acidente vascular cerebral  (AVC) e a paralisia infantil. Atualmente, a associação conta com 108 cadeirantes cadastrados que juntos  lutam pela  manutenção da fiscalização dos direitos dos deficientes físicos.

“Entre  os direitos dos cadeirantes  estão: a inclusão  no mercado de trabalho; o direito  de receber  do SUS cadeiras  e próteses de qualidade; o direito  de ter acesso a educação,  a moradia e a mobilidade urbana”, explicou Jucilene Silva.

Para homenagear Teresina, a final da maratona vai acontecer no dia 16, dia do aniversário de 165 anos da capital.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais