Cidadeverde.com

Roda de Poesia completa 2 anos e faz edição comemorativa nesta sexta (18)

Imprimir


O projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão e Criação comemora, nesta sexta-feira (18), dois anos de existência. E para celebrar a data com muita poesia, mais uma edição da temporada 2017 do evento será realizada no Café Art Bar, localizado na Praça Pedro II, Centro de Teresina. 

O projeto acontece como uma política pública independente e autoral agregando artistas, produtores e fomentando a produção e expressão da poesia contemporânea brasileira feita no Piauí. Com programação totalmente gratuita, o projeto que acontece desde 2015 vem alcançando o objetivo de criar espaço e público para a poesia contemporânea, gerando conexões e possibilitando o surgimento de novos artistas da poesia.

João Henrique Vieira, coordenador do projeto, destaca que a Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação desde sua concepção tem como objetivo expressar e expandir a poesia contemporânea brasileira feita no Piauí no centro de Teresina. 

“Estamos completando dois anos de resistência com esse projeto que conta com a colaboração de diversos artistas que ao longo desse tempo passaram pelo projeto. Assim conseguimos firmar esse ponto-ação no centro histórico de nossa cidade, criando conexões, ampliando o público, descobrindo novos autores, conectando gerações diferentes e possibilitando que a praça seja palco de eventos públicos e para o público. É uma grande satisfação construir essa história de resistência artística”, ressalta João.

Além do tradicional sarau de poesia, esta edição do Tensão, Tesão e Criação contará com pocket shows que abrem e encerram a noite, além de feirinha com artistas expositoes.  As atrações musicais ficam por conta da cantora Souto e da banda Corpus Conti e o Neurônio Espelho. 

O projeto  Roda de Poesia reúne poetas e colaboradores como Lucas Rolim [autor do recém-lançado O Mirábolo], Anderson Chaves, Fabrício Santos, Ariadne Chaves, Karine Lima, Dante Galvão, Maguim do Pife, dentre outros.     

O escritor Demetrios Galvão, que também é colaborador do projeto, observa a expansão do Roda de Poesia nestes dois anos e ressalta que o evento é aberto para o público. 

“O Roda vem marcando um percurso e a cada novo evento coisas novas aparecem, porque não é só um evento espetáculo, é um evento participativo. As pessoas vão para ver poesia, ouvir música, vê o que tá rolando na feirinha, mas vão também porque o microfone está aberto. No Roda as pessoas podem participar”, destaca Demetrios.

O sarau começa às 17:58.

Atrações 

A primeira atração da noite é a cantora Souto, artista que iniciou carreira musical efetivamente em 2016 quando foi convidada pelo produtor musical Anderson Chames para participar do duo 1+1. Em 2017 Souto conheceu o escritor Alex Sampaio e musicou alguns de seus poemas nascendo então o primeiro disco solo da cantora.

No início de 2017, Souto lançou pelo duo 1+1 o single “Vai dar certo”. A canção se destacou e chamou atenção de uma das revistas musicais mais conceituais do mercado fonográfico a Red Bull Music e acabou entrando para a lista das dez músicas para 2017 levando o duo a ser pauta da revista.

 

Já a banda Corpus Conti e o Neurônio Espelho surgiu em 2012, na cidade de União-PI. Com melodias intensas que variam da leveza à ostensividade, o som proposto pela banda é visceral cerebral.

A banda já está no seu segundo EP: "Perto da linha do Equador", lançado com os integrantes da segunda formação. As influências são rock, blues e MPB dos anos 70 e 80. Com letras que não repetem versos e refrão em ciclo, as canções de Corpus Conti são um convite a uma viagem sensorial que desperta emoção e racionalidade.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais