Cidadeverde.com

PTC articula com partidos prevendo manutenção das coligações em 2018

Imprimir

Mesmo sem a decisão sobre a aprovação ou não do “Distritão” no Congresso, no Piauí, os partidos já articulam estratégias políticas para as próximas eleições. O deputado Evaldo Gomes (PTC) informou que mantém diálogo com PC do B, Podemos, PMN, PRB e PR, para coligações que visem candidaturas a deputados federais.

De acordo com Evaldo Gomes, a intenção do bloco é eleger pelo menos dois nomes para a Câmara dos Deputados. Já na proporcional para candidaturas a deputado estadual, Evaldo Gomes disse que já está sendo trabalhada uma coligação diferente, com o Podemos, PC do B e o PMN e buscando o diálogo com o PSL, PSC, PV e outros.

“Estamos aqui no Piauí com os entendimentos bem adiantados com o PC do B, Podemos, PMN e buscando diálogo como PRB, o PRTB e ainda mais o PR. Essa coligação se daria apenas para deputado federal. A nossa intenção é juntar esses partidos para que a gente possa ter candidatos a deputados federais competitivos, porque a gente almeja a eleição de dois federais, esclareceu.

Quanto à eleição para federal, ele acredita que sairá, pela coligação proporcional, a candidatura à reeleição do deputado Fábio Abreu, - que vai sair do PTB e já tem um entendimento bem avançado com o deputado Fábio Xavier para ir para o PR-, a candidatura do ex-deputado Osmar Júnior, de deputado Silas Freire, de Marcos Vinícius, - que é o nome do PTC - e outros nomes ainda que falta ser decidido ainda pelo PRTB, PRB e PMN.

Segundo Evaldo Gomes, o presidente nacional do partido acredita que o PTC possa fazer de 7 a 12 deputados federais em todo o Brasil. “O presidente colocou o Piauí como um dos estados prioritários para eleger deputados dentro dessa meta”.

Nas possíveis coligações para deputado estadual, o objetivo é eleger três deputados estaduais. "Mas todo esse processo de entendimento, no sentido de que possa concretizar essa articulação vai depender da reforma política”. 

Ele acrescentou que todos os partidos esperam a conclusão da reforma política, em que de acordo com ele, estão delineadas duas posições. Evaldo Gomes e o PTC defende a manutenção das coligações valendo ainda para 2018.

“Um grupo de deputados a maioria do PMDB que defende o distritão e um outro grupo formado pelo PP, PC do B, PHS, PR e outros partidos, que defende que a eleição de 2018 permaneça da mesma forma, sendo que com a mudança para 2020 e 2022. Para 2018 permaneceriam as coligações. A gente do PTC, que somos um partido muito pequeno em nível nacional, defende que permaneça, porque a gente se fortalece em 2018 visando essas mudanças que venha para os próximos anos.

Além disso, o deputado destacou que caso venha a ser aprovado o distritão, o PTC também está preparado para isso. “A gente vai buscar a reeleição, a gente vai trabalhar a candidatura do Dr. Marcos Mendes para federal e lógico de outros nomes que por ventura venham estar no PTC, na disputa também. A gente espera que o PTC possa superar esse momento da política, porque o partido tem perspectiva boa para deputado federal”

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais