Cidadeverde.com

Nordeste é região propícia a câncer no olho pela incidência solar; ouça entrevista

Imprimir

O câncer no olho é uma doença com prognóstico desfavorável, quando detectado em fase avançada, mas o diagnóstico precoce e o progresso da Medicina têm possibilitado tratamentos com resultados cada vez melhores. O Nordeste é uma região propícia ao aparecimento desse tipo de tumor, em seus habitantes, pela alta taxa de incidência de luz solar. 

 Os tipos mais comuns são: o retinoblastoma, que acomete mais crianças e o melanoma mais frequente em adultos.

A oftalmologista Mônica Müller, especialista em retina clínica e cirúrgica e oncologia ocular, ressalta que a incidência de lesões oncológicas da superfície ocular na região Nordeste como um todo é elevada, principalmente por conta da alta taxa de incidência de luz solar nesta região. 

"O segundo principal fator de predisposição é a infecção pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), que, infelizmente, tem alta taxa de prevalência entre as classes sociais menos prevalecidas", explica.  

Porém muitas vidas têm sido salvas com o diagnóstico precoce. Uma publicação da revista científica Internacional Journal of Cancer mostrou que a incidência do retinoblastoma no Brasil é o dobro da registrada nos Estados Unidos e na Europa. 

Enquanto algumas cidades brasileiras registram entre 21,5 e 27 casos desse câncer por milhão, nos EUA, esse valor varia entre 10 e 12 casos por milhão. As pesquisas sobre o tema ainda são iniciais, mas os estudiosos do Instituto Nacional do Câncer(Inca) acreditam que fatores geográficos e ambientais também estejam envolvidos.

Veja mais informações na entrevista da médica no Acorda Piauí desta quinta(24).

 

Burocracia dificulta tratamento 

Em relação ao Piauí, Mônica Müller lembra que ainda há muito burocratização para o acesso ao tratamento especializado. "O que observamos, em relação a todos os tipos de lesões oculares oncológicas, é a existência de doentes com tumores muito avançados, algumas vezes já com metástases disseminadas. Isso se dá por uma série de problemas sociais, como o desconhecimento da sociedade em geral sobre o assunto; a dificuldade de diagnóstico dos tumores iniciais por médicos generalistas, além da demora e burocratização que existe ao encaminhar pacientes oncológicos aos serviços de alta complexidade", declarou.

A melhor prevenção ao câncer ocular ainda é a realização de consultas e exames oftalmológicos periódicos, aumentando as chances de um diagnóstico precoce e de cura. A médica lembra que a oncologia ocular é uma subárea da Medicina que está em constante avanço. 

"Alguns tipos de tumores estão sendo constantemente estudados na tentativa de melhorar a taxa de cura e sobrevida dos doentes, como é o caso do melanoma de coróide. Os avanços ocorrem a cada dia, e cada vez mais, consegue-se tratar lesões que antes eram consideradas intratáveis", acrescenta.

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais