Cidadeverde.com

Presos transferidos da Casa de Custódia planejavam novos motins

Imprimir

O secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, declarou que a transferência de 73 presos da Casa de Custódia foi para evitar a realização de novos motins no local. De acordo com o secretário, eles estariam envolvidos no motim que ocorreu no último domingo (20) e a uma tentativa de rebelião na terça (22).  

“Esses presos envolvidos no último amotinamento e estavam agindo para puxar um novo motim. Então, a ideia foi agir preventivamente para evitar que a ação do último domingo se repita. Conseguimos reduzir a Casa de Custodia do patamar de 1 mil presos”, comentou o secretário.

A Sejus ressaltou a continuidade das operações dentro do sistema prisional, manutenção no procedimento de revistas e a suspensão de algumas visitas para os presos que estão indisciplinados em quaisquer unidades no Piauí, em especial na Casa de Custódia, para manter a ordem. 

Daniel Oliveira contou ainda que outra estratégia para reduzir a quantidade de presos na Custódia é agilizar o julgamento dos processos. 

“Outra estratégia, para a próxima semana, pacificado esse momento na área da segurança, é pedir uma reunião com todos os outros órgãos – na área de direitos humanos e também do poder judiciário - sobre o julgamento dos processos. Garantir que esses julgamentos aconteçam para acelerar o processo”. 

O secretário também destacou os investimentos e a modernização do sistema prisional, e a criação de novas vagas com a entrega de duas obras: Penitenciária de Campo Maior e a Cadeia Pública de Altos. Daniel acrescentou que nos próximos meses  será lançados dois editais de obras públicas: a penitenciária regional de Oeiras e de Bom Principio, na região Norte de Parnaíba. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais