Cidadeverde.com

Prefeito recebe Miss Brasil e ressalta desafios das mulheres

Imprimir

Fotos: Yala Sena


A Miss Brasil, Monalysa Alcântara, visitou, na manhã deste sábado (26), o Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência - Esperança Garcia, onde foi recepcionada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB). Na ocasião, ela fez questão de conversar reservadamente com algumas das mulheres atendidas e ressaltou a importância de denunciar os casos de abuso.

Com palavras de encorajamento, Monalysa reafirmou que é fundamental lutar pelos direitos das mulheres e ouviu as histórias de violência que levaram às vítimas ao Esperança Garcia. 

O prefeito de Teresina destacou que a Miss Brasil é uma referência, especialmente para as mulheres que têm seus direitos desrespeitados. "Celebrar a mulher teresinense é falar não apenas de sua beleza, mas de suas conquistas, de tudo que a mulher teresinense construiu na nossa cidade", frisou.

O gestor não deixou de destacar, no entanto, os desafios que as mulheres ainda têm pela frente. "Há muito desrespeito, ainda, aos direitos mais básicos. Há muita violência familiar e não existe uma completa integração às políticas públicas, e elas enfrentam muita injustiça no mercado de trabalho", pontuou.

Quem foi Esperança Garcia

Esperança Garcia é outra mulher de destaque na história do país. Era negra, escrava, nascida em Nazaré do Piauí, que rompeu barreiras em 1770, quando poucas mulheres brancas sabiam ler. Ela escreveu uma carta-petição ao governador da província do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro,  queixando-se dos maus-tratos que ela, os filhos e outras companheiras sofriam nas mãos de um senhor cruel.

A Miss também recebeu, da Associação do Poty Velho e das Bordadeiras, o traje que usou em um desfile, da coleção Yes, Temos Uva no Sertão, além de um colar e uma saia da coleção Refresca Teresina. Os looks são do estilista Otávio Meneses. 

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais