Cidadeverde.com

Seduc e Unibanco exibem filme e realizam evento que debate sobre gestão escolar

Imprimir


A Secretaria de Estado da Educação do Piauí e o Instituto Unibanco realizam nos dias 29 e 30 de agosto, em Teresina, o evento Diálogos sobre Gestão Escolar, que reunirá cerca de 560 estudantes e 100 profissionais da educação - como professores, coordenadores pedagógicos, diretores e dirigentes regionais -, no Hotel Blue Tree. O objetivo do encontro é promover o diálogo entre estudantes e gestores escolares para estimular a participação dos jovens na gestão de suas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem.

Os participantes do evento fazem parte das escolasde Ensino Médio do Piauí que integram o programa Jovem de Futuro, desenvolvido pelo Instituto Unibanco em parceria com a SEEC, com o intuito de melhorar odesempenho da educação no Rio Grande do Norte por meio do aprimoramento contínuo da gestão escolar.O Jovem de Futuro está presente na rede do Piauí desde 2015. Até 2018, o programa abrangerá 370 escolas de Ensino Médio do estado.

Diálogos com jovens

O encontro terá duração de oito horas diárias, nas quais os participantes irão se debruçar sobre os principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de aula. Para tanto, serão formados grupos que farão atividades com base em um roteiro e o apoio de especialistas: os estudantes vão discutir sobre como potencializar a participação dos jovens na escola, e os gestores sobre como viabilizar essa proposta.

A programação segue o método de cartografia afetiva, que consiste na reflexão sobre os principais desafios a serem enfrentados a partir de uma representação gráfica de uma escola. Em um segundo momento, eles expressam suas visões sobre escola e gestão, utilizando diversas linguagens, como produção de cartazes, fanzines, vídeo, teatro e música.

Segunda edição do evento no Piauí

Essa é a segunda edição do Diálogos sobre Gestão Escolar, que em 2016 envolveu mais de 2.100 estudantes do Ensino Médio em encontros realizados nos outros cinco estados nos quais o Jovem de Futuro é desenvolvido (Pará, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Ceará).

“Em 2016, os Diálogos sobre Gestão trouxeram muitos elementos elaborados pelos estudantes que contribuíram para o planejamento de ações da Secretaria de Educação. A novidade da segunda edição do evento é que também incluímos a participação de gestores, dirigentes regionais e supervisores, para ampliar esse canal de diálogo com as juventudes e a participação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem”, explica Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.

O Instituto Unibanco realizará esses encontros nos seis estados nos quais desenvolve o Jovem de Futuro. Além do Piauí, o evento já aconteceu no Ceará, no Espírito Santo, no Pará e Rio Grande do Norte. No total, devem participar 2.800 jovens de 2.011 escolas públicas de Ensino Médio, com público de cerca de 3.700 participantes, incluindo os profissionais de educação das redes.

Documentário “Nunca me sonharam”

Os estudantes e gestores participarão ainda de exibições exclusivas do documentário “Nunca me sonharam” nos dias 28 e 29 de agosto. O filme traça um amplo panorama do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, mas principalmente a partir dos estudantes. O longa é apresentado pelo Instituto Unibanco, produzido pela Maria Farinha Filmes (Muito Além do Peso, O Começo da Vida, entre outros) e dirigido por Cacau Rhoden. Foi filmado em mais de dez estados do Brasil, entre eles o Piauí.

Programação

Dia 28 e 29 de agosto

19h – Exibição do filme “Nunca me sonharam”

Hotel Blue Tree – Av. Marechal Castelo Branco, 555 – Teresina – PI

Dia 29 e 30 de agosto

Diálogos sobre Gestão Escolar

8h às 18h – Cartografia da Aprendizagem, oficinas de Expressão Artística: teatro, música, cartaz/ilustração, vídeo, Fanzine; mostra dos trabalhos realizados

Programação:

Cartografia da aprendizagem, oficinas de expressão artística - teatro, música, cartaz/ilustração, vídeo, fanzine - e mostra dos trabalhos realizados

Sobre o Jovem de Futuro - O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros envolvendo 2,5 mil escolas estaduais e 2 milhões de estudantes do Ensino Médio.

O projeto está presente na rede do Piauí desde 2015. Até 2018, o Jovem de Futuro abrangerá 370 escolas de Ensino Médio do estado. O objetivo da parceria é melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Sobre o Instituto Unibanco – O Instituto Unibanco, fundado há 35 anos, é uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú-Unibanco. É uma organização sem fins lucrativos que atua com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil. Com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, dedica-se a elaborar e implementar, gratuitamente, soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e na sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais