Cidadeverde.com

Índia tira do ar novela com casamento infantil

Imprimir

Uma novela da televisão indiana que mostrava um menino de 10 anos casado com uma mulher de 19 foi retirada do ar após protestos de espectadores que afirmaram que ela exaltava o casamento infantil.

O Ministério da Informação e Radiodifusão da Índia disse que pediu por uma revisão do programa por uma autoridade independente de radiodifusão após receber uma petição questionando a influência da novela sobre seus telespectadores.

"Houve um número de reclamações sobre o conteúdo do programa e o mandamos para revisão", disse uma autoridade do Ministério, em condição de anonimato.

"O programa foi empurrado para uma grade tarde da noite com um aviso legal e agora foi tirada do ar."

O último episódio de 'Pehredar Piya Ki' ('Guarda do Marido') foi veiculado na sexta-feira, encerrando semanas de controvérsias sobre seu retrato do casamento infantil, que, ainda que seja ilegal, continua difundido em muitas partes do país.

A idade legal para o casamento na Índia é 18 para as mulheres e 21 para os homens.

A Índia tem reprimido o casamento infantil e ativistas disseram que tais retratos na mídia podem afetar o progresso.

O programa, que entrou no ar em julho, estimulou uma petição do site Change.org pedindo que o ministro da Informação e da Radiodifusão, Smriti Irani, o banisse. A petição juntou cerca de 50 mil assinaturas, apenas 48 horas após sua criação.

O autor da petição Mansi Jain questionou a influência que a novela teria e afirmou mostrar crianças em rituais de casamento tais como colocar o vermelhão sobre a atriz mais velha que interpretava sua esposa.

Em comunicado divulgado na segunda-feira, a Sony Entertainment Television - canal de entretenimento popular de língua Hindi na Índia - afirmou ter retirado o programa do ar.

Fonte: Reuters

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais