Cidadeverde.com

Vereador luta para garantir realização de cirurgias ginecológicas em Teresina

Imprimir

Foto: Glenda Uchôa/Rádio Cidade Verde

O vereador Luiz Lobão (PMDB) defendeu que Teresina (PI) tenha um espaço que garanta a realização de cirurgias ginecológicas. Em entrevista para a Rádio Cidade Verde, o parlamentar alertou para a necessidade de atendimento das mulheres que, segundo ele, "ficam a perambular" em busca de um local para serem operadas. 

Lobão sugeriu a adaptação do hospital Mariano Castelo Branco, na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte, para o atendimento de mulheres na capital, por ter uma resposta baixa em sua resolutividade. Mas o vereador sustentou que o importante é Teresina resolver o problema das pacientes, seja em que local for. 

"O que Teresina precisa é de um local onde se dê solução aos problemas das mulheres de Teresina no tocante às cirurgias ginecológicas", disse o parlamentar, no Acorda Piauí desta quinta-feira (31). 

Luiz Lobão denunciou que hoje as mulheres que precisam de cirurgia ginecológica são atentidas no Hospital da Polícia Militar, que tende a ser transformado em hospital ortopédico, segundo o vereador. Outras unidades de saúde da cidade não têm essa especialidade como prioridade, o que faz pacientes buscarem recursos para serem operadas em hospitais privados. 

Outra sugestão do vereador é que as maternidades de Teresina possam abrir leitos para que suas equipes realizem as cirurgias. O Centro Materno-Infantil, a ser construído na zona Leste, também poderia ter um andar com esse atendimento exclusivo. O assunto já foi levado ao prefeito Firmino Filho, ao governador Wellington Dias e ao senador Ciro Nogueira (PP-PI). 

"É de dar dó a quantidade de pessoas que precisam de cirurgias ginecológicas e não têm aonde serem atendidas", lamentou o vereador. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais