Cidadeverde.com

FMS realiza ação informativa em alusão ao Setembro Amarelo

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará no domingo, dia 10 de setembro, ato alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento acontecerá no Parque Estação Cidadania a partir das 17h.
 
“Faremos uma caminhada, cujo ponto de encontro será no anfiteatro do Parque. Vamos seguir em caminhada chamando atenção do público presente com cartazes relativos ao tema prevenção ao suicídio e distribuindo material informativo”, explica Marlene Moura Fé, diretora do Hospital da Primavera e uma das organizadoras da ação.
 
Após a caminhada haverá um abraço coletivo e uma roda de conversa. “A roda de conversa será coordenada por psicólogos da rede de atenção psicossocial do município. Onde eles falarão onde pedir ajuda em caso de ideação suicida, como ajudar a pessoa com essa ideação, onde ir, como ir, enfim explicarão o fluxo de atendimento”, informa Marlene Moura Fé.
 
A atividade de prevenção ao suicídio conta com a parceria de todos os hospitais da rede municipal. Além dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), e colaboradores voluntários. O objetivo é conscientizar sobre o suicídio e suas formas de prevenção. “Chamamos toda a população que queira participar. Quem puder deve ir de camiseta amarela e levar balões amarelos, além de água para consumo próprio”, fala Marlene Moura Fé.
 
Durante todo o mês de setembro os CAPS estão realizando atividades com os usuários, abordando a temática de valorização da vida. A FMS mantém há quase três anos o PROVIDA, ambulatório especializado no tratamento de pessoas com ideação suicida. O local fica dentro do Centro Integrado Lineu Araújo e disponibiliza psicólogos e psiquiatra.
 
O PROVIDA atende todos os públicos, inclusive crianças e adolescentes e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O atendimento é por demanda espontânea, ou seja, não precisa de marcação prévia. O paciente é atendido por psicólogo e psiquiatra e, dependendo do quadro, inicia o acompanhamento no ambulatório. Em 2016, o ambulatório de prevenção ao suicídio realizou 3.137 atendimentos a pessoas com ideação ou crise suicida.
 
O PROVIDA é responsável pelos casos dos chamados comportamentos suicidas, pessoas que tenham pensamentos, planejaram ou tentaram suicídio recentemente.
 

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais