Cidadeverde.com

Escutar música alegre ajuda a aumentar a criatividade, diz estudo

Imprimir

Ouvir música é uma excelente forma de relaxar o corpo e a mente, podendo inclusive alterar nosso humor. De acordo com um novo estudo publicado na revista científica "PLOS ONE", escutar uma canção alegre pode aumentar a criatividade e ajudar na solução de problemas.

Para a pesquisa, liderada por Simone Ritter, da Universidade Radboud, dos Países Baixos, e Sam Ferguson, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, foram analisados os efeito da música na cognição e na criatividade.

Os cientistas selecionaram com 155 participantes que foram divididos em quatro grupos experimentais, cada um deveria escutar um tipo de música (tranquila, alegre, triste ou angustiantes), dependendo da sua emoção (positiva ou negativa) e excitação (alta ou baixa), enquanto um grupo de controle escutava o silêncio.

Através dessa análise, aqueles que apresentaram as soluções mais originais e úteis a uma tarefa receberam uma maior pontuação de criatividade divergente, enquanto os que apresentaram a melhor solução possível receberam uma maior pontuação na criatividade convergente.

Os resultados mostraram que escutar uma canção animada, definida como uma música clássica com valor positivo e alta em excitação, proporciona o pensamento criativo mais divergente em comparação com o silêncio.

Além disso, os pesquisadores indicam que as variáveis da música alegre podem aumentar a flexibilidade de pensamento, desta forma o participante não teria o mesmo desempenho se tivesse realizado a tarefa em silêncio.

De acordo com os autores, a música promove o pensamento criativo de maneira econômica e eficiente em diversos entornos científicos, educativos e organizativos.

O próximo passo é explorar como diferentes sons ambientais podem afetar à criatividade dependendo da origem cultural, idade ou níveis de experiência musical das pessoas.

 

Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais