Cidadeverde.com

Açaí engorda? Nutricionista explica mitos e verdades sobre o consumo

Imprimir

O açaí é uma palmeira que produz um fruto na cor roxa, onde é muito utilizado na confecção de refrescos. É originário da mata nativa da Amazônia, sendo considerado um dos alimentos mais nutritivos.  Excelente fonte de vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de um grande poder antioxidante. A fruta tem sido cada vez mais consumida pelos praticantes de atividade física, no entanto tem fama engordativa e calórica. 

Mas o que torna o açaí mais calórico?

É o xarope de guaraná que acrescentam na polpa para que ele fique mais doce, levando a um pico de insulina e consequentemente estimulando o organismo a sintetizar mais gordura. Além da granola, paçoca, frutas , entre outros. O tão consumido creme de açaí, quando acrescido desses alimentos, se torna uma verdadeira bomba calórica. O açaí é uma boa fonte de energia e pode ser indicado para ser consumido antes do treino por possuir inúmeras vitaminas e minerais e garantir energia suficiente durante o exercício. De preferência sem acrescentar na polpa o xarope de guaraná, sendo substituído por uma banana por exemplo. Indivíduos que desejam perder peso não consomem de maneira alguma, porém existem controvérsias a respeito do uso desta fruta para estas situações. Quando utilizado da forma correta pode beneficiar a perda de peso sim, por promover saciedade. Pelo seu efeito antioxidante, reduz a produção de radicais livres, ou seja, substâncias que favorecem o envelhecimento celular.  Alguns estudos comprovam que o consumo de 100 g da polpa de açaí duas vezes ao dia pode estimular a redução da glicemia, insulina e o colesterol ruim.

Cem gramas do fruto tem em média 60 calorias, ou seja, um baixo valor calórico. Quando consumido na forma de polpa com xarope de guaraná, o valor calórico vai para 110 calorias em cem gramas. Se acrescido de outros ingredientes como o famoso “açaí na tigela”, as calorias aumentam ainda mais. Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana tem aproximadamente 700 calorias. Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode atingir quase 1000 calorias. Não exagere na quantidade e nas porções, ou seja, para se obter os benefícios que o açaí pode oferecer sem abusar nas calorias, deve-se consumir entre 100 g e 200 g somente uma vez ao dia e não precisa ser todos os dias. Faça o uso a cada três ou quatro dias. Para evitar que o açaí se torne uma alimento altamente calórico, a dica é adicionar em 100 g de polpa, uma banana e 100 ml de água, e bater tudo no liquidificador. Para que ele fique mais doce, porém saudável, acrescente uma colher de chá de mel.


Fonte: Globo Esporte

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais