Cidadeverde.com

Vereadores discutem fechamento de leitos da UTI do Ciamca

Imprimir

A polêmica sobre a transferência de UTIs neonatais da maternidade Wall Ferraz (do Ciamca), no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste, para a maternidade Dona Evangelina Rosa continua sem que se chegue a uma solução. Na Câmara de Teresina nesta quinta-feira (14), alguns vereadores demonstraram ser contra e outros a favor da transferência. 

A vereadora Graça Amorim (PMB) disse que amanhã(15), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Silvio Mendes, terá uma reunião com os vereadores para discutir o assunto a fim de se chegar a um consenso. 

Ela defende a realocação das UTIs para a Evangelina Rosa porque acredita que o caso não deve tratar de vaidades. "Tem que se fazer o que é melhor para a saúde, para as crianças, para a vida delas. O bairro do Dirceu não pode ficar preocupado em perder leitos, porque ele não vai perder. O mais importante é que a saúde esteja em primeiro lugar e a transferência seria uma forma de garantir mais amplamente o atendimento às gestantes de toda Teresina e não só na região do Dirceu", ressaltou. 

Já o vereador Deolindo Moura mostrou-se totalmente contrário à transferência. De acordo com ele, está existindo incoerência por parte dos governos municipal e estadual com a proposta de mudança. 

"Há incoerência na área técnica, no que diz respeito mais a questão do município, porque como é que se vai deslocar uma criança da região do Dirceu para Evangelina Rosa, por exemplo, às 18h, no horário de pico? Isso traria grande prejuízo à vida dessas pessoas. Assim como tem a questão de que o Estado, sobre as maternidades, está ultrapassado e o próprio governo reconhece isso. É tanto que está construindo uma nova maternidade na zona leste. O Estado, segundo os vereadores, não está cumprindo sua função quanto a quantidade de maternidades. Tem que se construir mais e não se tirar dos bairros", defendeu.

Na Câmara hoje, servidores da área da saúde e lideranças da região Sudeste da capital estavam se manifestando contra a extinção dos leitos de UTI neonatal da maternidade Wall Ferraz no Bairro Dirceu, em Teresina.

Hoje também aconteceu uma segunda audiência na sede do Ministério Público para tratar sobre o impasse.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais