Cidadeverde.com

Dia de prevenção da obesidade alerta para os riscos em engordar

Imprimir
Mais da metade da população brasileira apresenta sobrepeso. Entre os motivos que fazem a obesidade ganhar destaque no cotidiano das pessoas, estão a globalização e o avanço tecnológico. A dupla propicia um dia-a-dia mais prático, com refeições rápidas, além de estimular o sedentarismo.
 
A fim de combater o mal, no dia 11 de outubro, é comemorado o dia da prevenção da obesidade. A comunidade médica mundial busca soluções no combate à doença e, conseqüentemente, males congênitos, como colesterol, diabetes, artrose, hipertensão e outros.
 

Uma descoberta recente comprovou que o aumento da medida da circunferência da cintura é um importante fator de risco para doenças cardíacas. Estas são responsáveis pelos óbitos de 17 milhões de pessoas, por ano, no mundo.

Vale lembrar que o sobrepeso e a obesidade são calculados pelo IMC, índice de massa corporal. O valor é obtido a partir da divisão do peso pela altura ao quadrado. Quando o IMC está acima de 25 significa que a pessoa está com sobrepeso. Já quando o mesmo ultrapassa o número 30, reflete obesidade.

Porém, a circunferência da cintura tem se mostrado um indicador mais preciso. Mulheres com uma cintura de mais de 80 cm e homens com uma cintura de mais de 94 cm apresentam um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares. A medida da circunferência abdominal, feita com uma simples fita métrica, é uma ferramenta efetiva para identificar indivíduos sob risco cardiovascular , reforça Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do Hospital do Coração.

Ainda de acordo com o especialista, a doença coronariana vascular permanece como a principal causa de morte no mundo. A previsão da Organização Mundial da Saúde é de que, até 2010, a doença cardíaca seja a principal causa de óbitos nos países desenvolvidos.

Mais um fator que contribui para a epidemia da DCV é a prevalência de diabetes. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, até o ano de 2025, o diabetes deve aumentar cerca de 70%.

Aliado ao diabetes, outros males associados acabam elevando as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas. O conjunto de fatores de risco recebe o nome de Síndrome Metabólica. Nos Estados Unidos, estima-se que 24% da população adulta seja portadora de SM e que, aproximadamente, 60% dos americanos com mais de cinqüenta anos também façam parte dessa preocupante população de alto risco cardiovascular.

Entre os fatores que contribuem para o aparecimento da síndrome, Pavanello cita as características genéticas, o excesso de peso (especialmente na região abdominal) e a vida sedentária. (Insatisfeito com seu peso? Então clique aqui e descubra a dieta mais indicada para você.)

 
Dicas para o controle do aumento da circunferência abdominal

1- Pratique caminhadas. A recomendação de prática para adultos é de, pelo menos, 30 minutos diários.

2- Conte com a ajuda de pessoas incentivadoras ou que te acompanhem na prática de exercícios.

3- Reduza o tempo passado em frente a televisão ou o computador.

4- Os exercícios físicos precisam ser aliados a um cardápio balanceado. Juntos, eles são considerados terapia de primeira escolha, podendo levar a uma redução expressiva da circunferência abdominal.

5- Antes de dar início a qualquer programa de exercício ou reeducação alimentar, consulte especialistas no assunto.

6- Meça corretamente o abdômen: pegue a fita métrica, tire a camisa e afrouxe o cinto; posicione a fita métrica entre a borda inferior das costelas e a borda superior do quadril. Relaxe o abdômen e expire no momento de medir.

 
Fonte: MSN.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: