Cidadeverde.com

Apresentação encerra temporada da OST na Escola

Imprimir

A Orquestra Sinfônica de Teresina fez na sexta (15) sua terceira e última apresentação desta temporada no projeto “OST na Escola”, onde leva um concerto didático aos estudantes. Na Escola Municipal Eurípides Aguiar, zona Norte de Teresina, 210 alunos do 6º ao 9º ano assistiram à apresentação que traz no repertório música erudita e regional para despertar o interesse dos jovens.

O maestro Aurélio Melo apresentou à atenta plateia o som de cada instrumento. Para a maioria, esse foi o primeiro contato com uma orquestra. A proposta da visita é também proporcionar a integração dos estudantes com os músicos e incentivar o gosto pela arte, especialmente a música erudita.
 
“É algo totalmente diferente para eles, selecionamos para participar principalmente os alunos que nunca viram tais instrumentos musicais de perto”, disse a pedagoga Socorro Rodrigues. Para ela, o momento é de aproximação com a cultura. “Esse contato com a orquestra é muito importante para a formação deles. Precisam mostrar as possibilidades da música, do teatro, da arte de uma forma geral”, opina.
 
O concerto que toca de Berthoven à Star Wars é uma parceria da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC) com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Este mês, o grupo também passou pelas escolas municipais Camillo Filho e Areolino Leôncio, impressionando os estudantes e arrancando aplausos entusiasmados.

 
A coordenadora de escolas de tempo integral da Semec, Eliane Santos avalia como positivo o tour da OST nas unidades de ensino e elogia a ação. “Foram apresentações belíssimas, que certamente mexeram com os alunos. Este ano envolvemos três escolas de tempo integral, incluindo uma de zona Rural, levando a proposta de um currículo rico em arte e cultura. A Orquestra Sinfônica de Teresina está de parabéns, conseguiu entusiasmar um público que não tinha conhecimento sobre a música erudita, e agora sabe até identificar instrumentos como o violoncelo e o clarinete”, finaliza.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais