Cidadeverde.com

Pesquisa americana diz que ronco é uma das maiores causas de divórcio

Imprimir

Você sabia que o ronco é a terceira causa mais comum de divórcio nos Estados Unidos e no Reino Unido? O problema, que só perde para os quesitos "traição" e "dinheiro", também está no topo da tabela de classificação quando o assunto são os "comportamentos não-toleráveis" que levam ao divórcio.
Com os dois parceiros dormindo na mesma cama, o incessante ronco e a interrupção do sono colocam uma pressão sobre o relacionamento por causa da falta de descanso que, por sua vez, leva ao desgaste do matrimônio. É o que mostra um estudo da Universidade da Califórnia-Berkeley, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores avaliaram como a má qualidade do sono tem um efeito negativo nas relações conjugais. De acordo com a psicóloga e pesquisadora Amie Gordon, "o sono ruim pode nos tornar mais egoístas à medida que priorizamos nossas próprias necessidades em relação ao nosso parceiro". Os dados sugerem que o sono interrompido deixa os casais menos sintonizados e sem consciência das necessidades dos parceiros.

Além disso, a National Sleep Foundation realizou um estudo e descobriu o seguinte que aproximadamente 12% dos casais dormem sozinhos. A satisfação no casamento pode ser ligada diretamente ao sono. Os casais que relatam baixo contentamento conjugal são muito mais propensos a sofrer uma variedade de distúrbios do sono.

Muitas vezes, o ronco não é simplesmente devido à congestão nasal. Pode ser um sinal de uma desordem conhecida como apneia obstrutiva do sono (OSA), em que a pessoa para de respirar diversas vezes ao longo da noite. E, se não for tratada, a apneia do sono pode afetar a saúde do paciente com um risco aumentado de pressão alta, diabetes e acidente vascular cerebral. Infelizmente para os casais a apneia do sono também pode causar a diminuição da libido e da atividade sexual.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais