Cidadeverde.com

Encontrada por pescadores, padroeira simboliza simplicidade

Imprimir
Instituída santa padroeira do Brasil em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem uma história peculiar entre os santos reconhecidos pela Igreja Católica. Encontrada em 1717 por três pescadores que não conseguiam encontrar peixes, a imagem da Imaculada Conceição escurecida pelo lodo do rio onde foi encontrada mexeu com a fé da comunidade da vila de Santo Antônio de Guaratinguetá.

?Depois de procurar por peixes sem sucesso durante a madrugada, três pescadores encontraram uma cabeça e mais tarde o restante do corpo de uma imagem da Imaculada Conceição. Depois de encontrar a imagem, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves puderam pescar com fartura, e esse foi o primeiro sinal dado por Nossa Senhora Aparecida?, afirma o padre José Luís Magela Delgado, subsecretário adjunto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A imagem, feita em terracota e com 25 centímetros, ficou de 1717 a 1746 na casa de Felipe Pedroso, onde recebia visitas de fiéis para orações. Foi nesse período de culto doméstico que a santa começou a operar milagres e, com a fuligem da lenha da casa de Pedroso, ficou ainda mais escurecida.

Com o aumento da popularidade de Nossa Senhora Aparecida, Pedroso resolveu, de acordo com Magela, construir um oratório público, o que aumentou a fé popular sobre Nossa Senhora Aparecida. Em 1746, o padre da região aceitou construir uma igreja em homenagem à santa, no Morro dos Coqueiros, onde atualmente está a Basílica Velha de Aparecida.
 
 
?Nessa capela ocorreram alguns sinais milagrosos de Nossa Senhora, como a passagem em que um escravo que estava sendo perseguido, ao ser capturado, pede para passar pela imagem e tem as correntes soltas. Há também registros de um cavaleiro que não acreditava na santa e queria entrar com o cavalo na igreja. O cavalo, no entanto, parou no primeiro degrau da capela e não passou dali?, diz Magela.

Em 1904 Nossa Senhora Aparecida é coroada rainha do Brasil e em 1931 foi nomeada padroeira do país, pelo então presidente Getúlio Vargas. Anualmente, segundo registros da CNBB, mais de 8 milhões de peregrinos visitam a cidade de Aparecida (SP).

?A própria imagem e o aparecimento de Nossa Senhora Aparecida já são uma expressão de fé?, diz. Para Magela, os fiéis vêem na santa uma expressão.
 
A IMAGEM
Em um período de escravidão, Magela afirma que a figura de uma santa mulher e uma imagem negra podem ter sido fatores importantes para a crescente popularidade de Nossa Senhora Aparecida.
 
?Sua imagem demonstra simplicidade e ela foi encontrada por uma gente muito pobre e humilde, como um sinal de esperança. A marca simbólica de Nossa Senhora Aparecida atrai até hoje turistas que economizam o que têm para ver de perto essa expressão do amor de Deus por nós?, diz Magela.

?As mãos postas em sinal de oração e o semblante sorridente mostram a alegria de uma mãe que acolhe seu filho. Além disso, o adorno de flores na cabeça é um sinal de festa, de vida, de alegria. A imagem traduz sinais de uma vida boa, e é isso que as pessoas buscam sempre?, afirma.

 


Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: