Cidadeverde.com

Audiência no Povoado Soinho conseguiu resolver várias demandas da comunidade

Imprimir

A Câmara Itinerante, um projeto da Câmara Municipal de Teresina no qual os vereadores vai até o povo para ouvir as necessidades da comunidade e encontrar uma solução com os órgãos municipais através de Audiência Pública, esteve nesta sexta-feira (22), no Povoado Soinho.

Esta Audiência foi proposta pela vereadora Cida Santiago e subscrita pelos vereadores, Luís André  (PSL), Marquim Monteiro  (PRTB), Teresa Brito (PV) e Caio Bucar (PSD) que presidiu o encontro bastante participativo por representantes dos órgãos convidados. 

Uma das moradoras da localidade que cobrou foi Cristiane Rodrigues. “Nossa comunidade não tem uma área para prática do esporte, o nosso posto de saúde não atende a demanda, temos há mais de 30 anos uma escola que só tem até o 5° ano e funciona sem ar condicionado, pedimos socorro para a solução destes problemas”, Cristiane ao reclamar falou que a localidade estava completamente esquecida.

As reclamações foram reconhecidas pela vereadora Teresa Brito. “A população do Soinho e toda a zona rural acaba sendo muito esquecida, por ser comunidades muito distantes. Conheço bem essa região e junto as manifestações de mais áreas de lazer e vamos levar essa e outras demandas para o prefeito”, afirmou Teresa que também pediu que a construtora responsável pela reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e que não concluiu a obra seja afastada e não possa mais assumir nenhuma obra em Teresina.

Smithanny Barros, diretora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e representante do gestor municipal da saúde, Silvio Mendes, explicou o motivo da paralisação da obra da UBS e também disse que será feito o paliativo. “Houve um problema com a construtora que em Teresina assumiu 25 obras e 12 ela não conseguiu concluir, deixando essa com apenas 35% de conclusão. Iremos pintar a parte já concluída e até o final de Outubro estará funcionando”, entre os vários serviços que a Unidade atende, Smithanny destacou o serviço médico com dentistas e equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Os alunos que estudam na Escola Municipal Alberto Monteiro, a única existente no local, sofrem para chegar na instituição de ensino, devido a estrada que dá acesso está totalmente cheia da poeira por não ter asfalto.“As duas vias que dão acesso para a escola, estão cheias de lama, com isso as crianças não tem como estudar por conta da poeira e lama”, exclamou a moradora da região, Francisca Rodrigues.

O atraso na colocação do asfalto desta rua foi explicado por Liduina Felix gerente de projetos da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR) e que só está faltando agora a análise final da Caixa Econômica para a liberação do início. “Os recursos desta obra foram originados de uma outra obra, ela é de origem do Orçamento Geral da União, tínhamos pressa com este orçamento pois ele tinha o prazo para ser faturado até 31 de Maio e não podíamos perder. Como o recurso é do Ministério das Cidades só podia vir para zonal rural com uma condição que fosse para linha de ônibus, a empresa na segunda medição parou por que a Caixa não tinha o recurso necessário. O projeto teve que ser reajustado e demandou mais tempo ainda, está sendo feito a analisação final pela Caixa e em dentro de 15 dias será reiniciado”, Liduina terminou pedindo que se possa ter compreensão.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi representado pelo superintendente executivo da SDR, Francisco Duarte, ele reconheceu as dificuldades dos povoados de Teresina que segundo ele representam 80% das demandas da capital. “Outro problema que sempre tentamos resolver é a questão da falta de água, mesmo tendo no Soinho a felicidade em ter três poços. A SDR também assumiu a fiscalização das UBS rurais e infelizmente a legislação não permitir a prefeitura retirar uma construtora, quando essa não cumpre os trâmites”, Duarte se colocou à disposição para a comunidade na resolutividade dos problemas do povoado.

Edilson de Sousa, coordenador geral da Comunidade Terapêutica Padre Pio que trabalha com o tratamento da dependência química na região e todo mês é realizado uma missa com a participação de aproximadamente 5 mil pessoas, pediu para o secretário de estado da Segurança que envie o aparelhamento da Polícia Militar para manter a segurança do local, tendo já ocorrido vários assaltos. “Pedimos segurança para as missas, pois já aconteceram vários assaltos no local”, cobrou o coordenador.

Também atento aos pedidos dos presentes estava o deputado federal e secretário de segurança, Fábio Abreu que esclareceu o que está sendo feito para manter a paz nesta região. “Essa região é bem atendida através das blitz, compramos as folgas dos policiais para que isso fosse possível ser realizado todos os dias a partir das terças-feira”, respondeu o secretário.

A verba foi conseguida através de emenda parlamentar do deputado federal, Átila Lira (PSB) que atendeu a um pedido do vereador Luís André e juntos conseguiram 500 mil. 

Para o vereador Marquim Monteiro estas Audiências são de grande importância devido a boa vontade dos órgãos municipais em atender os pedidos e cobranças da população.

Por fim, a proponente da audiência, vereadora Cida Santiago agradeceu as presenças tanto das autoridades como também da população e fez a lida dos encaminhamentos necessários. “Agradeço a presença de todos, cobro mais uma vez a minha emenda colocada para a compra de uma Van para levar os internos da Comunidade Terapêutica ao hospital quando for necessário, pedir que o deputado Fábio Abreu possa lutar por um projeto na Câmara Federal para que as construtoras que não obedeçam os prazos de uma obra sejam retiradas e não mais concorram a nenhuma licitação no futuro, a presença do Conselho Tutelar para ajudar as famílias a retirar as crianças da marginalidade, ar-condicionado na escola e enquanto não é colocado o asfalto que seja enviado carros-pipas para diminuir a poeira”, finalizou a vereadora.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais