Cidadeverde.com

Saúde disponibiliza cartilha sobre prevenção ao suicídio

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza a cartilha “Prevenção ao Suicídio – Conhecer para Cuidar. Prevenir é Possível”, em formato digital, a partir de hoje, 29, no site institucional(www.saude.pi.gov.br). A cartilha é destinada tanto aos profissionais de saúde como para a comunidade em geral, que terão acesso a informações sobre fatores de riscos e de proteção, rede de atendimento, comportamento no ambiente escolar, entre outros esclarecimentos.

A cartilha integra uma das ações previstas no Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, lançado em agosto deste ano, e foi elaborada pelo Grupo Interestitucional de Prevenção ao Suicídio – GTI, composto por profissionais de diversas áreas, como psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e jornalistas. 

A disponibilização do conteúdo reforça a importância de se falar sobre a temática, de forma responsável e permanente, como afirma a gerente de Saúde Mental, Gisele Martins. “É necessário que falemos sobre a prevenção ao suicídio e que a cartilha esteja acessível para o público. Falar em suicídio não incentiva a prática. Ao contrário, queremos mostrar que, para quem passa por um sofrimento que há tratamento. Há uma rede de cuidados que começa no CAPS, no NASF”.

A gerente reforça ainda a importância que familiares e amigos devem ter ao perceber, naqueles que passam por um momento de fragilidade emocional e psíquica, comportamentos diferentes do habitual, como isolamento e falas recorrentes sobre morte. “Ao ter acesso a essas informações, todos devemos ficar mais atentos ao outro. Havendo necessidade de uma intervenção, que essa pessoa seja encaminha a uma assistência profissional adequada”, alerta.

Setembro Amarelo
Durante Setembro, mês alusivo à Prevenção ao Suicídio em todo mundo, a Secretaria de Estado da Saúde reforçou as atividades e ações, conforme o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio. Ao final de agosto, a realização do Seminário Estadual, voltado aos profissionais de saúde que atuam nos Centro de Atenção Psicossocial(CAPS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família(NASF). 

Também foram capacitados os profissionais que atuam na Rede de Urgência e Emergência(RUE) da Regulação do Estado e ainda integrantes do grupo de crises do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Além disso, foram realizadas palestras voltadas ao público em geral assim como para comunicadores.

Veja a cartilha clicando aqui.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais