Cidadeverde.com

Veterinários montam armadilha para pegar capivara com pneu preso ao corpo

Imprimir

Foto: Roberta Godinho

Veterinários da Divisão de Fauna Silvestre da Prefeitura de São Paulo preparam uma gaiola para capturar a capivara que foi fotografada por ciclistas com um pneu preso ao corpo à beira do rio Pinheiros, na Zona Oeste da cidade. Após a denúncia de ciclistas que viram o animal, a Prefeitura de São Paulo já fez quatro tentativas de resgate. A área em que a capivara vive pertence ao governo do estado.

"O plano é a gente colocar o alimento pra atrair o animal para dentro da gaiola", diz Leila Vaz de Almeida Pedrosa, coordenadora municipal da Divisão de Fauna Silvestre. "Quando ela entrar vamos fechar a gaiola e faz todo o procedimento necessário, anestesiar e tirar qualquer corpo estranho que esteja preso e soltar para o ambiente onde ela vive.

O soldado Veras, da Polícia Militar Ambiental, disse que as tentativas anteriores de capturar a capivara não deram certo. "Tentamos capturá-la com um arco mas ela acabou mergulhando no rio e atravessando para a outra margem", disse.

A capivara costuma ficar as margens do rio, próximo à ciclovia, entre as estações Vila Olímpia e Jaguaré, segundo a ciclista Roberta Godinho, de 47 anos. Ela foi uma das primeiras a denunciar a situação do bicho.

“Essa capivara está na ciclovia há mais de um mês com o pneu agarrado no corpo, aí a gente vem postando, mandando e-mail para os órgãos públicos, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE), Secretaria do Meio Ambiente, Prefeitura, Polícia ambiental”, disse Roberta.

A ciclista contou que esse não é o único animal que viu com problemas por causa do lixo. "Lá existem milhões de capivaras machucadas. Só essa semana, fotografei [animais entalados]com câmera de ar, com camisa enfiada", alertou Roberta.

Segundo ela, as respostas dos órgãos oficiais começaram a aparecer depois que as fotos foram postadas em redes sociais. Pelas imagens, dá para ver que o pneu ocasionou um ferimento na capivara.

Questionada sobre quando foi o primeiro contato sobre o resgate do animal, a CPTM, responsável pela área, não respondeu. A companhia disse apenas que “entrou em contato com as secretarias do meio ambiente e de manejo da fauna para solicitar o atendimento à capivara avistada com um pneu enroscado ao corpo”.

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais