Cidadeverde.com

148 mihões são liberados ao Fundebinho e Universidade Aberta

Imprimir

O secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), professor José Henrique Paim, garantiu ao governador Wellington Dias, em reunião em Brasília, ontem, a liberação de recursos na ordem de R$ 148 milhões para o Fundebinho e para a Universidade Aberta, como forma de universalizar o ensino superior público em diversos municípios piauienses.

Durante o encontro, ficou acertada para breve uma reunião entre técnicos do MEC, uma equipe da Secretaria Estadual de Educação, do Cefet e de professores da UFPI para agilizar a implantação de 50 pólos em todo o Estado, que serão associados aos centros tecnológicos.

O projeto da Universidade Aberta no Brasil foi criado pelo MEC em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, cujo objetivo é a articulação e integração de estudantes ao sistema nacional de ensino universitário, sem que seja necessário que o estudante resida no local onde foi instalada a Universidade Aberta.
 
Outro objetivo do projeto é levar o ensino superior com qualidade a municípios brasileiros que não dispõem de condições para a instalação de cursos do terceiro grau. Atualmente, existem no Brasil 55 universidades abertas, além de centros de ensino tecnológicos.

Em outra audiência, Wellington Dias tratou com Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais, no Palácio do Planalto, da liberação de verbas dos restantes a pagar de 2007 e dos recursos do OGU (Orçamento Geral da União). Por fim, o governador esteve no Ministério do Turismo onde solicitou urgência para a liberação das chamadas emendas de bancada para obras relacionadas à infra-estrutura, como aeroportos, pontes e estradas.


 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: