Cidadeverde.com

Yoga melhora a concentração, reduz o estresse e ajuda a emagrecer

Imprimir

Com origem há mais de dois mil anos, a yoga surgiu como uma filosofia de vida. Não que não seja considerada nos dias de hoje um caminho a seguir, mas com o decorrer dos anos é possível notar uma séria de mudanças que a prática sofreu, exemplo disso é como algumas pessoas enxergam a yoga no ocidente. Há quem realmente a abrace como uma verdadeira ideologia, já outros apenas como um método de atividades físicas que pode contribuir para o bem-estar.  De um jeito ou de outro uma coisa é certa, a yoga acalma a mente e fortalece o corpo físico, emocional e espiritual. Até mesmo a palavra tem como um dos seus significados a união. A prática nascida na Índia é uma boa alternativa para quem deseja aumentar a lista de atividades que melhoram a qualidade de vida. E, como já se sabe, pode ser “dividida” em alguns tipos. Iyengar, vinyasa, ashtanga, kundalini, brikam e hatha yoga entram no guia. O método superioga, criado pelo instrutor brasileiro Paulo Junqueira, é dinâmico e suas posturas trabalham de forma intensa o corpo e a mente. Inclusive, pode ser mais eficaz para quem deseja perder alguns quilinhos, se comparado aos outros tipos. Se o segredo para uma vida saudável é a harmonia entre o corpo, a yoga pode trazer inúmeras vantagens para quem deseja melhorar e equilibrar sua vida pessoal.  Confira, a seguir, alguns benefícios da prática para a área física e mental:

Reduz o estresse

O estresse prejudica tanto a mente quanto o corpo. Para os praticantes de yoga, o alívio do estresse pode ser percebido nas primeiras aulas. A concentração exigida durante a prática, os exercícios de respiração, também conhecidos como pranayamas, e as meditações são alguns dos responsáveis pela diminuição do mal. Dessa forma, a yoga se torna mais do que uma atividade física na vida dos seus adeptos. Com a prática e a redução do estresse, o seu corpo consegue equilibrar os hormônios e regular o seu sistema nervoso. Você pode, inclusive, se tornar mais positivo em relação à vida, além de não deixar a ansiedade tomar conta de todas as más situações. Alguns minutos de meditação podem ser essenciais para conectar o corpo e a mente e ajudar a encontrar o seu centro, o que trará boa energia e auxiliará na sua rotina.

Melhora a concentração

Outro aspecto que a yoga é capaz de melhorar é o seu poder de concentração. Isso acontece, pois essa atividade demanda muita atenção na respiração e na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios. O interessante é que a concentração aumenta não só durante as aulas, mas em qualquer atividade que for realizar no dia, seja trabalho ou estudo. Existem alguns exercícios que podem ajudar nessa questão, são eles: pranayamas (exercícios de concentração), auxiliam a manter a respiração correta; trataka (prática de meditação); surya namaskar (saudação ao sol); dhanurasana  (posição de arco); e sarvangasana (postura da vela).

Aumenta o nível de auto aceitação

A prática da yoga estimula você a se entender melhor, não julgando a si mesmo e aqueles à sua volta. Com a yoga você adota o seu ritmo, entende seus limites e aumenta o seu nível de auto aceitação. Assim, se sente mais inspirado para seguir os seus sonhos e ir à busca de suas conquistas, o que também gera mais motivação.

Oferece um reforço à memória

O seu corpo também passa a responder positivamente com os estímulos da yoga, já que ela faz com que haja uma melhora na circulação sanguínea. Isso proporciona um melhor funcionamento do cérebro e um aumento na sua capacidade de memória, habilidade que é fundamental atualmente.

Ajuda a emagrecer

Como o relaxamento proporcionado pela yoga reduz o estresse e a ansiedade, fatores que também são responsáveis pela alimentação compulsiva e em excesso, a prática regular pode ajudar no emagrecimento. Com a yoga, órgãos como o fígado ganham mais força vital e permite que ele execute todas as suas funções corretamente. Lembre-se que o fígado, por exemplo, é o responsável por desintoxicar o organismo e purificar o sangue. A prática da yoga também colabora com a queima de calorias, que pode ser em maior quantidade, conforme a intensidade dos exercícios.

Melhora o desempenho sexual e a qualidade do sono

A melhora na circulação sanguínea, citada anteriormente, também resulta num melhor desempenho sexual. Já o relaxamento e redução do estresse, proporcionados pela yoga, podem te ajudar a dormir melhor. Fica ao seu critério executar os movimentos pela manhã ou à noite, o ideal é ter a mente calma para ter um sono tranquilo. Caso prefira praticar yoga no período da noite, o ideal é realizar as posições, até mesmo meditar, uma hora antes de se deitar. Existe uma série de dicas que podem contribuir para um sono cheio de paz e sem interrupções.

Fortalece a musculatura

Os músculos são muito importantes para o corpo. Sem eles, não seria capaz realizam qualquer tarefa do dia a dia, como carregar uma sacola ou subir uma escada, é por conta disso que precisam de atenção especial. Assim como o pilates, a yoga auxilia nesse fortalecimento muscular. Os seus exercícios não trabalham só com o alongamento dos músculos e a flexibilidade, mas aumentam sua força também. Então, quem quiser “tonificar” a região, encontra na yoga uma opção.

Faça em casa

Crianças, jovens, adultos, idosos e até gestantes podem praticar yoga, isso se não possuírem algum problema de saúde. No caso de uma mulher grávida, é de extrema importância o aval do seu médico. Mas sabe o melhor? A yoga pode ser feita em todos os lugares e a qualquer horário do seu dia. Não abra de um método tão benéfico por falta de tempo. Além de econômicos, cursos online são ótimos para fazer no aconchego do seu lar e têm as mesmas vantagens de uma aula presencial. Depois de conferir essa lista de benefícios não vai quer ficar de fora, não é mesmo? Agora é só experimentar para sentir cada um deles.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais