Cidadeverde.com

Novo Data Center do governo trará redução de custos para o Estado

Imprimir

Foi inaugurado nesta segunda-feira (16), um mecanismo que dará mais segurança e proteção ao armazenamento de dados do governo do Piauí – o Centro de Operações, Monitoramento e Data Center Nelson Alves de Souza – instalado na Agência de Tecnologia da Informação – ATI. O sistema abrigará servidores, sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de redes (roteadores).

O investimento no equipamento foi de cerca de R$ 7 milhões e o presidente da ATI, Avelyno Medeiros, garante que ele trará mais economia aos gastos do Estado. 

"Nele ficam armazenadas a maioria das informações que são utilizadas pelo governo nas mais variadas áreas. É um novo equipamento, mas eu lembro que o Piauí já possuía um Data Center, só que este é mais moderno, mais funcional e  haverá uma redução dos custos de implantação e manutenção da tecnologia", destacou Avelyno. 

O evento faz parte da programação de aniversário do Piauí, que completa no dia 19 de outubro. 

Os diversos níveis de segurança e controles de acesso do Data Center foram planejados e preparados para sobreviver a ameaças como inundação, impacto, arrombamento, fogo, calor e umidades excessivas, projéteis, outros. Esse espaço tecnológico conta ainda com um Núcleo de Monitoramento e Operações de Redes para gerenciar crises, atendimentos, despacho de operações de sustentação da rede de dados do Governo e aplicações do Estado.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: datacenter