Cidadeverde.com
Viver Bem

Chocolate amargo protege contra o envelhecimento e doenças cardiovasculares

Imprimir

Muita gente me pergunta se o chocolate faz bem pra saúde. Será possível que algo tão gostoso também seja saudável? Sim, o chocolate pode ser excelente para saúde — mas isso vai depender muito do chocolate. O chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida doce ou amarga, feito a partir da amêndoa torrada do cacau. A base de um chocolate de boa qualidade é o cacau, pois é nele que é encontrado os benefícios para saúde. O cacau é rico em fitoquímicos fenólicos (polifenóis), especialmente de substâncias conhecidas como flavonóides, que são potentes antioxidantes. Saiba mais sobre o cacau. Antioxidantes protegem o organismo contra os radicais livres (moléculas muito reativas que são produzidas pela oxidação biológica e danificam vários tecidos). Os compostos antioxidantes estão também presentes em uma série de alimentos que compõem a dieta do mediterrâneo, no vinho tinto e no chá verde. Todos estes alimentos são associados a um menor risco de várias doenças, incluindo diabetes e doença cardíaca.


Valor Nutritivo

O chocolate amargo é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C. O cacau possui propriedades antioxidantes, flavonóides e cafeína. Além disso, contém dois aminoácidos: fenilalanina e tirosina (substâncias responsáveis pela felicidade natural).

Benefícios do Chocolate Amargo
Com base em pesquisas recentes, foi comprovado que o chocolate amargo promove uma série de benefícios à nossa saúde. Esses benefícios foram constatados com a ingestão de chocolate amargo, consumindo-se de 30 a 40 gramas diárias:

- Protege o organismo contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças cardiovasculares
- Ajuda a prevenir o diabete tipo 2
- Reforça as defesas do organismo
- Auxilia no controle do apetite
- Controla a hipertensão arterial
- Proporciona sensação de bem-estar e mantém o bom-humor
- Possui cafeína e teobromina, que melhora a memória e agiliza o raciocínio
- Beneficia o sistema circulatório


Se o chocolate for consumido em excesso (acima de 100 gramas diárias), ele pode causar alguns problemas: acne, desarranjo intestinal e aumento do peso.


Fonte: Beleza e Saúde

Imprimir