Cidadeverde.com

Lavar as mãos com sabão previne mortes de crianças

Imprimir

Um fato tão simples como lavar as mãos com sabão antes de comer ou após ir ao banheiro reduziria à metade o número de mortes de crianças por diarréia, afirma a Unicef (Fundo das Nações Unidos para a Infância), que celebra nesta quarta-feira (15) a primeira edição do Dia Mundial de Lavagem das Mãos.

Segundo esta entidade, 5.000 crianças com menos de cinco anos morrem a cada dia --1,7 milhão por ano-- por causa de doenças diarreicas perfeitamente evitáveis. A metade destas mortes poderia ser evitada com o simples procedimento de lavar as mãos com sabão nos momentos chaves, disse a porta-voz do Unicef em Genebra, Veronique Taveau.
 

Lavar as mãos com sabão também pode reduzir a incidência de infecções respiratórias em 23% dos casos, entre elas a pneumonia, a primeira causa de morte de crianças com menos de cinco anos e que mata a cada ano 1,8 milhões de pequeninos.

Considerando que lavar as mãos com sabão é "a intervenção mais efetiva e de menor custo" para evitar estas doenças, o Unicef lançou pela primeira vez o Dia Mundial de Lavagem de Mãos, que será celebrado amanhã em mais de 60 países em desenvolvimento, sobretudo na Ásia e na África, com diferentes atividades.

"O que estamos lançando é uma verdadeira batalha em nível planetário", declarou Taveau, que destacou o fato de "os protagonistas serem crianças". "São eles que vão ensinar os adultos, seus pais", acrescentou.
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: