Cidadeverde.com

Emap realiza workshop de bateria com Pascoal Meirelles

Imprimir

O baterista e compositor Pascoal Meirelles vem a Teresina a convite da Escola de Música Adalgisa Paiva para ministrar um curso de bateria no período de 20 a 25 de outubro, voltado aos níveis intermediário e iniciante. Para isso, o músico realiza no sábado, um teste de aptidão com os interessados a fim de dividir as turmas nos respectivos níveis. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no sábado, na EMAP, que fica no CCE da Universidade Federal do Piauí.

O workshop é mais uma realização da Emap, escola mantida pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves em convênio com a UFPI e que, a cada mês, traz uma atração diferente para aprimorar ainda mais o conhecimento dos músicos da capital. As aulas serão divididas em duas turmas de 20 alunos, nos turnos da manhã e tarde, para atender estudantes de nível iniciante e intermediário, respectivamente.

As inscrições para o workshop são gratuitas, porém, os interessados deverão comparecer à Emap no sábado e participar do teste, que acontece pela manhã, a partir das 9h e à tarde, a partir das 15h. Na ocasião, serão definidos ainda os detalhes das aulas que iniciam na segunda-feira.

Durante o workshop, Pascoal Meirelles tratará de técnicas de aquecimento - diagramas usados para bateria; paradidles simples com aplicações ao rock e jazz; paradidles duplos com aplicações ao shuffle e jazz; leitura para iniciantes e intermediários usando a coordenação e independência; principais ritmos brasileiros e internacionais; prática com play-a-long, além de ensaio da peça para três baterias – triunvirato.

 
Biografia

Pascoal nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em setembro de 1944. O princípio foi autodidata, e já aos dezesseis anos, Pascoal começou sua carreira profissional tocando em night-clubs. Em 1967, ele se mudou para o Rio de Janeiro e logo passou a pertencer ao combo de Paulo Moura. Em seguida, tocou e gravou com grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Luis Bonfá, Chico Buarque, Ivan Lins e Edu Lobo.

Em 1975 foi estudar na famosa e prestigiada Berklee College of Music, em Boston. Nessa época, participou do disco de Tom Jobim, "Terra Brasilis". Ele se graduou em 1979 e assim que retornou ao Brasil, iniciou trabalhos com Gonzaguinha e Wagner Tiso. Em 1981, Pascoal gravou o seu primeiro álbum, "Considerações a Respeito", que foi seguido pela gravação de "Tambá" (83), "Anna" (87), "Paula" (92) e "Considerações" (95) - uma compilação dos três primeiros trabalhos.

Em 1994 foi convidado para ministrar treze workshops na Dinamarca e Suécia. Durante o período de 1993/95 ele participou de curso de verão da Escola de Música de Brasília e realizou um outro workshop em 1996, no Segundo Encontro de Percussionistas Sul-americanos, no Rio Grande do Sul.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: