Cidadeverde.com

Fim das aulas aos sábados depende de mudança dos pais, diz presidente do Sinepe-PI

Imprimir

Foto: Pablo Cavalcante/Rádio Cidade Verde

A proposta para acabar com as aulas aos sábados nas escolas de Teresina continua a repercutir na sociedade e no meio educacional. Em entrevista ao Cidade Verde Notícias desta sexta-feira (10), o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI), Marcelo Siqueira, disse ser particularmente favorável à iniciativa, mas afirmou que essa mudança só acontecerá se os pais se conscientizarem que ela é necessária. 

A proposta foi levantada pelo juiz federal Márcio Braga, que criou uma petição na internet pedindo que escolas da capital se abstenham de ter aulas aos sábados. Ele alega que crianças e jovens estão quase sem tempo para descanso e diversão, o que tem proporcionado situações de estresse. Até esta sexta-feira (10), a petição já tinha reunido mais de duas mil assinaturas

Marcelo Siqueira disse que as escolas são livres para definirem sua forma de trabalhar, o que é garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). "Cada escola tem seu perfil, seu projeto pedagógico, seu regimento interno. E os pais têm que escolher de acordo com as suas convicções, com a sua dinâmica familiar. Acontece que em Teresina a gente tem uma cultura muito conteudista, de uma carga horária grande", admitiu na entrevista para a Rádio Cidade Verde. 

Ouça a entrevista na íntegra:

Para o educador, muitos pais não têm conhecimento pedagógico e acreditam que a carga horária elevada e a antecipação de conteúdos farão o aluno ter melhores resultados no futuro. Por isso, as escolas oferecem aulas aos finais de semana. "Isso é uma corrida das escolas em busca de alunos, mas eu jogo um pouquinho a culpa também nos pais, porque os pais procuram as escolas que têm essa carga horária maior, uma escola que antecipa os conteúdos. E o que a escola faz: coloca, porque sabe que vai ser procurada, porque tem demanda", declarou.

"O pai diz aqui que não concorda (com aulas aos sábados), mas na hora que ele vê o filho do vizinho indo para a aula todo sábado, ele começa a comparar com o dele", acrescentou Siqueira, que questionou se os bons resultados da educação piauiense fora do estado se dão mesmo por conta da carga horária ampliada, como muitos acreditam. 

O presidente do Sinepe afirmou que concorda com a proposta de Márcio Braga, mas acredita que a solução precisa partir dos pais. "Eu concordo com o juiz, com o pensamento dele. Aqui em Teresina os jovens realmente estão cansados. Têm escolas com oito aulas por dia. Eu particularmente não concordo com isso. (...) Eu já vejo essa discussão nascendo dos pais. Só discutir isso já é muita coisa. A gente já vê que a sociedade começa a mudar. Essa mudança das escolas vai se dar com a mudança da sociedade".

O educador afirmou que o fim das aulas aos sábados seria positivo até para as escolas. "Se eu tivesse todos os sábados livres na minha escola seria uma maravilha. Eu teria tempo de conversar sobre os alunos, planejamento, coordenação mais livre... Seria o ideal", comentou. 

"Mas eu volto a dizer: essa mudança só vai partir quando houver uma mudança na sociedade, quando os pais passarem a entender que essa carga horária não vai fazer tanta diferença, muito pelo contrário, cansa os alunos, estressa. Que antecipação de conteúdo não é uma coisa boa. Os consultórios estão de crianças com problemas é por causa da antecipação, dessa carga horária absurda. Mas enquanto os pais não entenderem isso, não vai haver uma mudança nas escolas", completou Siqueira.

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais