Cidadeverde.com

Enem: "Matemática pode nivelar quem realmente estudou", avalia professor

Imprimir
  • portao2.jpg Roberta Aline
  • portao.jpg Roberta Aline
  • enem7.jpg Roberta Aline
  • enem6.jpg Roberta Aline
  • enem5.jpg Roberta Aline
  • enem4.jpg Roberta Aline
  • enem3.jpg Roberta Aline
  • enem2.jpg Roberta Aline
  • enem1.jpg Roberta Aline

Foi aplicada neste domingo (12) a última etapa do Enem 2017 no Piauí. A prova de 90 questões trazia a temida Matemática e as Ciências da Natureza (Física e Química e Biologia). Para o professor Auricélio Moura, "a Matemática é que nivelará quem realmente está preparado para o Enem". 

"Eu concordo que hoje a a prova de matemática do Enem nivela esse aluno. É uma evolução porquê até então o aluno ficava muito restrito a fórmulas e não tinha aplicabilidade nenhuma na vida dele. Hoje não, com essa prova de matemática estilo Enem, ela exige que você saiba contextualizar o que aprendeu de Matemática na escola com seu dia-a-dia e até com outras ciências", avaliou o professor.

A publicitária Hellen Soares, que fez a prova neste domingo, comentou ainda que o exame estava difícil e exigiu esforço mental dos alunos. "Foi um pouco difícil essa prova de hoje, mas Biologia e Química, por exemplo eu consegui analisar bem as questões", avalia a jovem.

Matemática

Os candidatos deste ano precisaram calcular a mediana em uma pergunta envolvendo as taxas de desemprego no Brasil entre março de 2008 e março de 2009.  Caíram questões de probabilidade envolvendo um caminhão cegonha que carregava brinquedos. Em outra pergunta o aluno precisava calcular a quantidade de produto necessário para tratar a água de uma piscina. Em outra pergunta, o aluno tinha de responder qual pesquisa eleitoral dava menos margem de erro. Também caiu uma questão em que era necessário responder a velocidade de um bondinho.

Ainda em matemática, apareceu uma questão em que era necessário responder a combinação ideal para gerar um número máximo de senhas. As chuvas foram mote de duas perguntas: uma onde uma tempestade encheu uma piscina e outra em que as chuvas fizeram com que algumas pessoas se atrasassem para o trabalho.

O professor Auricélio, avalia que a prova manteve seu perfil priorizando as questões de razão, proporção, juros e porcentagem e reforçou a importância destes conteúdos para uma boa preparação. "Eu percebo que a prova manteve sua tendência. Ela começou abordando a questão dos sistemas numéricos, a questão da taxa de juros, porcentagens, razão e proporção. Vale a pena ressaltar que esses conteúdos razão, proporção, juros e porcentagem são responsáveis por 1/4 das questões em provas do Enem, então percebi que a importância que se dá a esses conteúdos foi mantida", analisou.


Professor Auricélio Moura

Ciência da Natureza

Na parte de ciências da natureza, predominaram temas de ecologia e biologia celular e molecular. Em física, o assunto predominante foi física elétrica. Em química, separação de mistura e eletroquímica foram destaques. Em biologia, um boto foi a inspiração para uma questão envolvendo conhecimentos sobre o meio ambiente e a poluição. Além dele, duas irmãs também foram usadas em um enunciado que pedia dos estudantes conhecimentos sobre genética e DNA.

Segurança

Este ano a Segurança Pública contou como reforço do Centro Integrado de Comando e Controle para aplicação do Enem no Piauí. Instalado na Secretaria de Segurança, o Centro coordenou as atividades policiais com diversas parcerias como Polícia Federal e Eletrobras. O comandante do CICC, capitão Audivan Nunes, fez uma avaliação positiva da aplicação e confirmou que a operação que envolveu mais de 800 policiais, se encerra com total garantia de que não houveram ocorrências no Estado.

"A avaliação foi muito positiva a gente fez um planejamento para os dois dias de Enem e conseguimos empregar na totalidade toda a nossa tropa com a Polícia Civil e Federal. No Estado do Piauí nós conseguimos zerar o índice de ocorrência relacionados ao Enem.  Foi aplicado um policiamento reforçado com mais de 800 policiais, 25 viaturas extras e hoje aplicamos três delegacias móveis. Colocamos uma delegacia em frente a Santo Agostinho, outra na UFPI e uma na UniNovafapi que são as maiores concentrações de candidatos. Estamos muito felizes com o trabalho feito e conseguimos atingir o nosso objetivo na área de Segurança Pública", avaliou.

Energia 

Os mais de 700 candidatos que tiveram a prova cancelada por falta de energia no último domingo terão a oportunidade de fazer as provas do primeiro dia no dia 12 de dezembro, mesmo dia que os presos passam pelo exame. Desta vez, geradores foram instalados no local para garantir o fornecimento durante  prova.

 

Rayldo Pereira
Com informações do G1
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais