Cidadeverde.com

Zona Sul de Teresina recebe ações no Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Imprimir

Terça-feira, 14 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. Com o objetivo de socializar informações à população sobre o diabetes, cuidados, tratamento e programas de prevenção para evitar ou retardar a doença, a Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) realiza no Complexo Parentão uma grande mobilização. A atividade, que é o Dia D do Novembro Azul, acontece das 17h às 20h, com dosagem de glicemia, aferição de pressão arterial, atividade física, avaliação nutricional e orientação alimentar.

“Todas essas ações servem para que a população permaneça vigilante à saúde. Quanto antes for diagnosticado o diabetes, melhor será para manter as taxas sob controle e o indivíduo continuar tendo uma boa qualidade de vida”, explica Jeane Melo, presidente da ADIP.

Mais de 16 milhões de brasileiros têm diabetes e muitos ainda negligenciam o tratamento e as recomendações médicas. Os diabéticos precisam controlar a glicemia regularmente, tomar a medicação, quando indicada, fazer atividade física e ter uma dieta equilibrada.

Existem três tipos de Diabetes: 1, 2 e Gestacional, sendo o tipo 2 o mais comum. Enquanto o diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, hormônio que controla os níveis de glicose no sangue, no do tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas o organismo desenvolve resistência ao hormônio. A glicemia ótima é abaixo de 100 e a hemoglobina glicada deve estar entre 5,5 a 6,4%. Acima desse nível já é considerado diabético e a pessoa deve procurar um médico.

“Para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa, daí a importância das ações realizadas no Novembro Azul, que é dedicado para o alerta à população sobre o combate e prevenção do diabetes”, lembra Jeane Melo.
 
Dia mundial

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais