Cidadeverde.com

Filme e matérias especiais marcam "Piauí 250 anos"

Um grande passeio pela nossa História. Esse é o objetivo da TV Cidade Verde, com o programa “Viva Piauí – 250 Anos” que será exibido amanhã (19) a partir das 10h.
 

Segundo o diretor-presidente da TV Cidade Verde, Jesus Filho, o programa é um produto de grande pesquisa da equipe da emissora que viajou por vários municípios do Estado, além do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Lisboa, tentando resgatar os momentos marcantes da nossa história.
 
“Temos a tradição de fazer o ‘Viva Piauí’ no dia 19 de outubro, mas este é diferente. Nossa equipe se apaixonou pelo projeto e conseguiu ter acesso a documentos importantes e inéditos de mais de 400 anos que já falava das terras do que hoje seria o Piauí”, descreve Jesus Filho.

 
O programa terá matérias especiais com temas que passam pela colonização, escravidão, jesuítas, sesmarias e lutas pela independência, percorrendo o Piauí desde o século XVIII ao século XXI.

Batalha
Um dos pontos altos do especial Piauí 250 anos será a exibição do filme 100% piauiense que conta a história da independência do Estado. O filme é uma grande produção que conta com mais de 500 pessoas – entre atores, figurantes e técnicos – gravada em 96 dias em várias locações, buscando trazer a realidade da mais sangrenta luta pela independência do Brasil.

“A TV Cidade Verde vai marcar época. Essa é uma história que desperta muito interesse. Iremos mostrar porque o Fidié veio ao Piauí e porque não havia uma pessoa semelhante em outros lugares como Ceará ou Pernambuco”, comenta Jesus Filho, responsável direto pela produção da película de 1h45, min. Um outro objetivo será mostrar em vídeo, os grandes heróis piauienses do episódio.

Após a exibição do filme, o programa apresentará mais reportagens especiais que contemplarão desde o Piauí imperial aos dias hoje. Em uma delas, o atual governador Wellington Dias falará sobre sua vida em Oeiras, a primeira capital, e relembrará os feitos do primeiro governante do então Piauhy, João Pereira Caldas.
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: