Cidadeverde.com
Viver Bem

Dermatologista ensina como manter a pele mais jovem e sempre saudável

Imprimir

Para ter a pele sempre bonita, é preciso ter disciplina e apostar em alguns cuidados diários. A dermatologista Aline Vieira, supervisora de ensino do ambulatório de Cosmiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que cada tipo de pele precisa de cuidados específicos, mas que com os hábitos certos é possível ver mudanças significativas em pouco tempo:

1 - Quais são os fatores e/ou hábitos que pioram a qualidade da pele do rosto? Quais são os cuidados que se deve ter para manter a pele saudável e bonita?
Exposição solar sem proteção, uso de sabonetes não específicos para seu tipo de pele e com pH não específico para o rosto, cigarro, não retirar a maquiagem antes de dormir, utilizar maquiagem que causa obstrução dos poros levando a formação de cravos e espinhas, espremer as espinhas do rosto.

Para manter a pele saudável: lavar o rosto com um sabonete próprio para o rosto e específico para seu tipo de pele, remover a maquiagem antes de dormir, utilizar maquiagem sem óleo (principalmente nas peles com tendência a formação de acne), utilizar filtro solar diariamente, fazer limpeza de pele frequentemente, não utilizar água quente para lavar o rosto (pode aumentar a oleosidade).

2 - Quais são os sinais de que a pele do rosto está mal cuidada?
Presença de poros abertos, cravos e espinhas, excesso de oleosidade (aspecto de pele brilhando), presença de placas vermelhas e descamativas na face (dermatite seborreica).

3 - Quais são as dicas de cuidados para pessoas com pele oleosa, seca ou mista?
A pessoa com pele oleosa deve lavar o rosto com sabonetes que diminuem a produção de sebo pelas glândulas sebáceas e que controlem a oleosidade durante o dia, pode usar loção secativa depois de lavar o rosto. Hoje existem filtros solares que possuem substâncias com ação matificante, como partículas siliconadas que vão "puxando" a oleosidade durante o dia e impede que a luz reflita na face o que aumenta o aspecto de pele brilhosa e durante a noite utilizar substâncias comedolíticas e/ou anti-inflamatória para combater ou prevenir formação de acne.

Seca: sabonete com ação hidratante, loção tônica, filtro solar com substâncias anti envelhecimento (por exemplo anti oxidantes) e hidratantes, a noite pode usar cremes hidratantes associados com ácido retinóico ou glicólico, vitamina C, fatores de crescimento ou substâncias tensoras.


Pele mista: sabonete que diminua a oleosidade, mas que não resseque a pele, filtro solar sem óleo ou com substâncias que controlam a oleosidade, noite pode usar gel-creme ou serum com substâncias específicas para prevenir ou diminuir os sinais de envelhecimento e a formação de cravos.


4 - Quais são os tratamentos para manter a pele do rosto saudável e bonita e evitar ou retardar procedimentos mais agressivos? E com qual frequência eles devem ser realizados?
Além dos cuidados citados na pergunta anterior pode-se fazer peelings químicos com ácido retinóico ou ácido glicólico para prevenir envelhecimento e estimular formação de colágeno. Também pode ser realizado peeling de ácido salicílico para diminuir a inflamação do acne (seca as espinhas). Estes peelings podem ser feitos com intervalo de 10 a 15 dias entre cada sessão no total de 6 a 10 sessões. Também pode ser realizado peelings físicos que removem a camada córnea fazendo uma renovação celular e estimulando formação de novas células deixando a pele com aspecto mais jovem e de bem cuidada, além disso, eles também ajudam na remoção dos cravinhos. Pode ser feito a cada 15 dias 6 a 10 sessões.

 

Fonte: O Globo

Imprimir