Cidadeverde.com

Semana da Dislexia conscientiza pais sobre o transtorno de aprendizagem

Imprimir

O dia 16 de novembro é marcado pelo Dia Nacional de Atenção à Dislexia, um transtorno de aprendizagem caracterizado pela dificuldade com a decodificação de palavras. Para destacar a importância de dialogar sobre o transtorno, o Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar (CMAM) iniciou hoje (16) e segue até sexta-feira (17) uma semana de ações de conscientização.
 
A Semana da Dislexia tem como objetivo orientar os familiares sobre como participar das atividades com crianças com esse transtorno. Na manhã desta quinta-feira (16) os profissionais do CMAM realizaram palestra sobre o conceito e dificuldades apresentadas por crianças com dislexia, além de informações sobre o diagnóstico e tratamento. As psicólogas, psicopedagogas, fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais abordaram também os aspectos emocionais do disléxico e orientações de como ajudar a criança com dislexia.
 
A dislexia é um dos transtornos já identificado em muitas crianças que passam pelo Centro Municipal. Falta de atenção, atraso do desenvolvimento da fala, dificuldade com leitura e falta de atenção em sala de aula são alguns dos sintomas característicos dos alunos com dislexia.
 
Criado pela Prefeitura de Teresina este ano, o CMAM atende alunos de unidades de ensino da Rede Municipal que apresentam dificuldades no aprendizado. A equipe de multiprofissionais avalia, faz o diagnóstico, conduz o tratamento ou encaminha para a rede de parceiros a fim de contribuir para a melhoria da qualidade vida dos estudantes.
 
Segundo a diretora Daniela Coutinho, o mais importante é eliminar a carga de preconceito que desmotiva a criança com dislexia. “As pessoas precisam entender o que é, para assim lidarem com a dislexia. Os pais, a escola e os amigos são peça-chave no tratamento, pois o estudante com o transtorno precisa de incentivo para superar as dificuldades”, explicou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: dislexia