Cidadeverde.com

Especial mostra o maior Castelo Feudal: Casa da Torre na BA

Imprimir
As ruínas de um grande castelo na cidade de Salvador escondem um pouco da história do Estado do Piauí, que neste domingo(19) completa 250 anos. A Casa da Torre, edificação construída no ano de 1551, foi alvo de pesquisas da equipe de reportagem da TV Cidade Verde por ser a unidade central de uma sesmaria durante quase 300 anos, que conquistou o sertão Nordestino, inclusive o Piauí.
 

Ruínas da Casa da Torre, na cidade de Salvador

A repórter Nadja Rodrigues e o cinegrafista Adriano Pernambuco estiveram na capital baiana durante uma semana para investigar um pouco mais dessa história e trazer para os telespectadores os fatos e as curiosidades que marcaram o desbravamento das terras nordestinas.

Clique ► e veja o vídeo

Em solo baiano, a equipe pesquisou um pouco mais sobre um personagem fundamental para a colonização do Piauí: Domingos Afonso Mafrense, ou como gostava de ser chamado, Domingos Afonso “Sertão”, que conquistou terra no Piauí e pediu em seu leito de morte que seu patrimônio fosse doado aos jesuítas.

 

Castelo foi sede da sesmaria que comandou a região Nordeste durante 300 anos

 
Toda a trajetória de Afonso Mafrense, com a sua “expedição” pelo interior do Nordeste a mando do governo português foi retratada com detalhes minuciosos no programa “Viva Piauí-250 anos de História”.
 

Nadja Rodrigues e Adriano Pernambuco em gravação em Salvador

 
“Foi um trabalho muito gratificante e dificultoso também. Encontramos no Arquivo Público de Salvador muitos documentos sobre Afonso Mafrense, mas que eram muito difíceis de serem lidos pelo estado de conservação. Apesar disso, conseguimos fazer um bom trabalho e pudemos mostrar para os piauienses quem foi esse personagem que contribuiu de forma significante para a história do Piauí”, revelou Nadja Rodrigues.
 
Veja mais registros da equipe:
 
 
 
 
 
 
Záira Amorim
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: