Cidadeverde.com

Religião e poder: como os jesuítas moldaram o Piauí

Imprimir
Eles detinham uma grande quantidade de terras, possuíam escravos, intervinham na política e concentravam muita riqueza, tudo isso sob a égide da fé católica. Ao pisar em terras piauienses, os jesuítas transformariam para sempre a história do nosso Estado. Esse episódio também foi contado no especial "Viva Piauí – 250 Anos de História" da TV Cidade Verde.
 

Com suas práticas por vezes paradoxais, os membros da Companhia de Jesus defenderam a liberdade dos indígenas, mas em troca, dominavam-nos culturalmente o que acabou ajudando na captura e dizimação de inúmeras tribos.
Clique ► e veja o vídeo
 
A busca por novos cristãos fez com que os religiosos entrassem nos sertões brasileiros realizando uma série de aldeamentos e missões donde emergiriam cidades por todo o país. No Piauí não foi diferente e essa história começa no ano de 1656, com a criação da missão de São Francisco Xavier na Serra da Ibiapaba, passou por um auge quando o sertanista Domingos Afonso Mafrense deixou todas as suas terras para a ordem religiosa até o declínio quando os jesuítas foram expulsos do Brasil em 1758.
 

Produção

Quem teve a missão de contar toda a trajetória dos missionários da Companhia de Jesus no especial "Viva Piauí – 250 de História" foram a jornalista Solange Sousa e o repórter cinematográfico Sandoval Santiago. Eles viajaram à Lisboa, Salvador e pelo interior piauiense para buscar as melhores informações e detalhes inéditos deste acontecimento.
 
Foto: Acervo Pessoal
A equipe viajou para diversos lugares em busca
de grandes informações da história do Piauí

"Foi uma viagem de muitas descobertas e de visitas a lugares muito bonitos. Isso sem falar nos documentos antigos que nós conseguimos localizar no arquivo público da Bahia", descreve Solange.

Entre diversos destaques da matéria, a equipe da TV Cidade Verde conseguiu entrevistar o padre Carlos Brechianne, diretor que instalou o colégio Diocesano em Teresina. Ele foi o primeiro jesuíta a retornar ao Piauí depois da expulsão dos jesuítas, no ano de 1940.

 

Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: