Cidadeverde.com

HUT inicia I Semana de Prevenção de Lesões por Pressão

Imprimir

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) iniciou hoje, dia 20 de novembro e vai até o dia 24, sua I Semana de Prevenção de Lesões por Pressão. O evento tem como objetivo sensibilizar seus profissionais de saúde para utilização das técnicas de combate a feridas, além de mantê-los atualizados quanto as novas ferramentas disponíveis no mercado. Para abrir a Semana foi realizada uma palestra sobre Prevenção de Lesão por Pressão com a mestra em enfermagem, Ana Carolina Floriano, que destacou a importância do profissional de saúde no combate e prevenção desse tipo de ferida.
 
“É muito importante esse tipo de evento porque mesmo diante das medidas que devem ser adotas ainda se encontra um número importante nas instituições de saúde de incidência e prevalência de lesões por pressão. Precisamos estar sempre chamando a atenção do profissional e do estudante sobre a importância do nosso papel dentro dessas ações de combate e prevenção as lesões por pressão”, comentou a enfermeira.
 
Para identificar pacientes com probabilidade de desenvolver lesão por pressão o HUT possui um Grupo de Prevenção e Tratamento de Lesões (GPTL). Durante a admissão dos pacientes é feito uma avaliação utilizando os critérios estabelecidos pela escala de Braden. É por meio dela que a equipe identifica pacientes com perfil de risco para desenvolver feridas.
 
De acordo com, Lenier Braga, coordenadora do GPTL e do Núcleo de Segurança de Paciente (NSP) do HUT, a escala de Braden avalia a umidade, mobilidade no leito, cisalhamento (arrastar o paciente na cama) e a percepção sensorial e nutrição do paciente. “Depois que identificamos esse paciente iniciamos o protocolo de prevenção e tratamento dessas lesões. O perfil do paciente que interna no HUT é muito grave e são extremamente suscetíveis a desenvolver lesões por pressão. Portanto, estamos sempre trabalhando essa cultura de segurança do paciente entre nossos profissionais de saúde”, destacou Lenier.
 
Pessoas acamadas ou com mobilidade restrita tem grande probabilidade de desenvolver feridas. Dependendo da gravidade de cada caso, essas feridas podem comprometer muito a recuperação desses pacientes. Lenier disse ainda que para prevenir essas lesões o HUT faz uso de várias técnicas e equipamentos modernos.
 
“Dentro do protocolo de prevenção de lesões implantado no HUT é feita uma avaliação de risco utilizando a escala de Braden. Realizamos a proteção das proeminências ósseas com filmes transparentes. Utilizamos coxins para ajudar na técnica de mudança de decúbito. E também adquirimos no começo desse ano uma quantidade muito boa de colchões pneumáticos. São colchões inflados de ar que alternam sua pressão interna promovendo um movimento. Com isso, ele promove uma diminuição da pressão nas partes mais proeminentes do paciente”, explicou.
 
Ainda durante a manhã alunos de enfermagem da Faculdade Santo Agostinho realizaram palestras nas enfermarias do HUT para reforçar os cuidados com os pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. A enfermeira e preceptora da turma Célia Oliveira, comentou que envolver pacientes e seus acompanhantes é fundamental na realização e fiscalização da mudança de decúbito. “É muito importante que em toda campanha de prevenção de lesões sempre procuremos envolver os pacientes e seus acompanhantes, pois eles são cruciais nesse processo”, destacou Célia, acrescentando que a participação de estudantes nesse tipo de ação também é muito importante para que o mesmo se torne um profissional mais convicto de suas funções de enfermeiro.
 
Durante a Semana alunos de enfermagem de várias faculdades de Teresina irão realizar palestras nas enfermarias do HUT para reforçar os cuidados com os pacientes na prevenção da lesão por pressão.
 
Para fechar a Semana será realizado dia 24 de novembro, às 9 horas, no auditório do HUT, a palestra “Avanços Tecnológicos na Prevenção de Lesão de Pele” com estomaterapeuta Raissa Sousa Matias.
 
O que é uma Lesão por Pressão?
É uma ferida (lesão) na pele causada pela interrupção sanguínea em uma determinada área do corpo, que se desenvolve quando há uma pressão aumentada por um longo período. As regiões mais comuns que desenvolvem esses tipos de lesões são a região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco.  

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais