Cidadeverde.com

Saúde realiza Seminário Estadual da Saúde do Homem

Imprimir

A campanha Novembro Azul, pretende conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção da saúde e dar orientações sobre diabetes, hipertenção, obesidade, câncer de próstata, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado a doenças crônicas e prevenção de violência e acidentes.

Para capacitar os profissionais de todo o Estado e implantar políticas de atenção à saúde do homem, a Secretaria de Estado da Saúde realiza, no dia 24 de novembro, o Seminário Estadual da Saúde do Homem e Diabetes. O evento acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, das 8h30 às 17h.
 
O encontro tem o objetivo de estabelecer estratégias para implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e reunirá gestores do Ministério da Saúde, Ministério Público e Estado, bem como representantes dos 224 municípios piauienses, como coordenadores regionais de saúde, gestores municipais e profissionais da área. O evento marca o encerramento das atividades do Novembro Azul da Secretaria de Estado da Saúde.
 
“Vamos falar sobre a saúde do homem, mas também traçar estratégias para que essa políticas de cuidado sejam efetivamente integradas nas rotinas de todos os municípios do Estado”, diz Valdite Costa, coordenadora as saúde do adulto e do idoso. O Seminário trará palestras abordando várias temáticas, como pré-natal do parceiro e saúde mental do homem no Piauí, além disso, será apresentado a experiência exitosa da UBS Poty Velho, em Teresina, no que diz respeito ao acolhimento e manejo do diabético na Atenção Básica.
 
Confira a programação do Seminário
 
8h30 - Abertura
 
9h00 - Apresentação cultural
 
9h20 - Palestra 1 - A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e o SUS: Eixos da política e ênfase na implementação do Pré-natal do parceiro. Juliano Mattos- Coordenação Nacional de Saúde do Homem\ SAS\ Ministério da Saúde
 
10h20 - Palestra 2 - A Saúde Mental do Homem do Piauí. Gisele Martins- Gerente de Saúde Mental do Estado do Piauí\ DUVAS\ SESAPI.
 
10h50 - Palestra 3 - Violência e acidentes no contexto do homem.  Maria Amélia Oliveira- Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado do Piauí\ DUVAS\ SESAPI
 
14h00 - Palestra 04 - Rede de Doenças Crônicas no Estado do Piauí. Elizabeth Monteiro- Auditora em Saúde e Coordenadora da  Rede de Doenças Crônicas\ SESAPI.
 
14h40 - Palestra 05 - Diabetes Mellitus - Diagnóstico e tratamento. Dra. Vanielle Carvalho Machado- Endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia – Piauí.
 
15h40 - Palestra 06 - Medicamentos Diabéticos no SUS: Atualizações e acessibilidade. Ricardo Gomes Lustosa- Coordenador Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica do Estado\DAF\ SESAPI.
 
16h20 - Palestra 07 - Acolhimento e manejo do Diabético na Atenção Básica- experiência exitosa da UBS Poty Velho – Teresina. Drª Joana Elizabete- Clínica Geral  ,especialista em Saúde da Família
 
17h30 - Encerramento

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais