Cidadeverde.com

Governador e secretário dos Transportes vistoriam fabricação dos VLTs de Teresina

Imprimir

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, realizam visita, nesta sexta-feira (24), à fábrica Bom Sinal, localizada na cidade de Barbalha, região metropolitana do Cariri, no estado do Ceará. A empresa está fabricando os Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) que vão substituir os atuais trens do Metrô de Teresina.

Na primeira etapa das obras de modernização do metrô, serão investidos R$ 228 milhões, sendo R$ 46,50 milhões para a fabricação dos três primeiros trens, cada um com capacidade para até 600 pessoas. A previsão é de que estes veículos estejam em operação até o fim do primeiro semestre de 2018.

Ainda na primeira fase, deve ser iniciado o processo de modernização do sistema, com a reforma de toda a linha e de quatro estações (Matinha, Ilhotas, Renascença e Itararé), duplicação da linha existente entre as estações Matinha e Ilhotas, mais a construção de um Centro de Controle Operacional.

Na segunda etapa do projeto, que deve contar com recursos provenientes de operação de crédito ou recursos da OGU, vão ser adquiridos mais três VLTs, totalizando seis trens. Também deve ser duplicado o restante da linha, reformadas mais cinco estações (Frei Serafim, Piçarra, Boa Esperança, Parque Ideal, Dirceu II) e construídas duas novas estações, uma no bairro São João e outra no Mafuá, além de uma nova ponte ferroviária sobre o Rio Poti. 

O secretário Guilhermano Pires destacou a importância da obra para a capital. “Esta é a maior obra de mobilidade urbana da história do estado. Já com a chegada dos três primeiros VLTs, vamos dar um grande salto de qualidade, proporcionando um serviço eficiente, muito mais seguro e confortável para a população.”, afirmou o gestor.

Teresina-Altos

Outro projeto importante é o da utilização dos atuais trens do metrô para o transporte de passageiros Teresina-Altos, após serem reformados pela Companha Metropolitana de Transporte Público (CMTP). Além disso, deverão ser construídas três estações, sendo uma no município de Altos, outra na Taboca do Pau Ferrado e uma no bairro Gurupi.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: VLTtrem