Cidadeverde.com

FMS diz que está cumprindo decisão judicial ao fechar Centro de Idosos

Imprimir

Sobre a polêmica envolvendo os idosos atendidos no Centro de Convivência da Terceira Idade(CCTI), a Fundação Municipal de Saúde garante que está cumprindo uma decisão de Justiça. Os anciões que recebem atendimento no CCTI, que funciona no Centro de Saúde Lineu Araújo, procuraram a polícia para impedirem o fechamento da unidade, marcado para esta sexta-feira (1). 

Com o fechamento do CCTI, os atendimentos serão remanejados para Centro Social Pedro Arrupe para o Centro de Convivência Marly Sarney. Os idosos alegam dificuldade de locomoção para as outras unidades e a perda de vínculo afetivo com os profissionais que lhes atendem. 

A decisão do desembargador Joaquim Santana não impediu o fechamento porque entendeu que não haverá perda do direito à saúde e à assistência social aos idosos. 

“O poder público ao determinar o fechamento do Centro de Convivência da Terceira Idade  não deixou de garantir a efetivação do direito à saúde e à assistência social, vez que oferece os mesmos serviços em outros dois centros, quais sejam, o Centro de Assistência Social Pedro Arrupe e o Centro Marly Sarney. Ainda em análise preliminar, é possível perceber que a tese de que as distâncias dos referidos centros assistenciais dificultaria a locomoção dos idosos não deve prosperar, pois tais centros ficam localizados na região Central de Teresina, portanto, próximo a avenidas principais da cidade, as quais são atendidas por linhas de ônibus”, justifica o desembargador na decisão.

No lugar do CCTI a prefeitura, com recursos do Ministério da Saúde, irá construir o Centro da Saúde da Mulher. Uma das exigências do governo Federal é que o centro de saúde seja feito em um  local próximo a hospitais. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais