Cidadeverde.com
Vida Saudável

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta

Imprimir

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, usando dicas como comer a cada 3h sem pular nenhuma refeição do dia, e adicionar alimentos nutritivos com alto valor calórico, como castanha, azeite, amendoim, vitaminas de fruta e tapioca.
No entanto, é importante lembrar que mesmo em dietas com o objetivo de engordar não se deve aumentar a ingestão de alimentos processados e ricos em açúcar e gorduras, como coxinha, hambúrguer, batata frita e refrigerante, pois eles aumentam o ganho de gordura corporal e o risco de problemas como colesterol alto e doenças cardiovasculares. O ideal é aumentar o volume dos músculos com o auxílio da dieta equilibrada e da atividade física, pois assim o corpo fica definido e saudável. 

Beber bastante água e manter-se bem hidratado é essencial para o ganho de massa muscular, pois a hipertrofia, que o aumento do tamanho das células musculares, só acontece se as células tiverem bastante água para aumentar de volume.
Assim, é importante estar atento e contabilizar o consumo diário de água, lembrando que refrigerantes e suco artificiais não contam como líquidos para o organismo.

Alimentos fontes de gorduras boas como castanhas, amendoim, abacate, coco, azeite e sementes são ótimas opções para aumentar as calorias da dieta com pouco volume de alimentos. Além disso, essas gorduras também ajudam no ganho de massa muscular e não estimulam o ganho de gordura no corpo.


Assim, alguns exemplo de como utilizar esses alimentos são acrescentar pasta de amendoim no pão ou na vitamina de fruta, comer algumas castanhas nos lanches, adicionar 1 colher de coco no iogurte e fazer vitaminas de abacate no lanche.

Consumir pelo menos 3 frutas por dia e adicionar salada de verduras ou legumes no almoço e no jantar ajuda a aumentar a quantidade de vitaminas e minerais da dieta, que são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo e ganho de massa muscular.
As frutas podem ser consumidas frescas ou na forma de sucos ou vitaminas, podendo serem adicionadas nos lanches ou como sobremesa do almoço e do jantar.

Incluir proteínas em todas as refeições do dia faz com que os níveis de aminoácidos no sangue fiquem constantes ao longo do dia, favorecendo uma boa recuperação muscular ao longo dos dias de treino.
As proteínas estão presentes em alimentos como carnes, frango, peixe, ovos, queijos e iogurtes, sendo importante fazer lanches com combinações eficientes como sanduíche de frango e queijo com pão integral ou torradas com queijo e iogurte.


Fonte: Tua Saúde

Imprimir