Cidadeverde.com

Governador abre 67° Expoapi e inaugura obras no Parque de Exposição

Imprimir

O governador Wellington Dias participou, neste sábado (2), da abertura da 66ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina. Neste ano, o tradicional evento acontece de 02 a 10 de dezembro e aguarda a visita de aproximadamente 150 mil pessoas, movimentando cerca de R$12 milhões.

Na ocasião, o governador inaugurou os dormitórios do Parque Dirceu Arcoverde, onde foram investidos mais de R$580 mil, oriundos do Tesouro Estadual, por meio da Coordenadoria do Programa de Combate a Pobreza Rural (CPCPR). Também assinou o decreto que regulamenta a lei que dispõe sobre a Defesa Sanitária Vegetal no Estado do Piauí.

“Produtores do Brasil já olham para a Expoapi como um dos grandes eventos do calendário nacional. Os empreendedores do Piauí também passam a acreditar e o Estado sempre busca investir a cada ano para melhorar. O desafio agora é transformar essa área do parque em um tipo de shopping do campo, onde tenhamos a presença da área pública e setor privado, exposições permanentes, restaurantes, estrutura de lazer e comercialização. A ideia é ter em Teresina uma estrutura própria do campo a disposição de todos”, destacou Wellington.

A Expoapi é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e associações de criadores como APCZ, Avapi, APCEQ e Apicovi, com apoio da Prefeitura de Teresina. A programação da feira, que já faz parte do calendário rural e é considerada uma das maiores do nordeste, conta com cursos de qualificação, concurso leiteiro, oito leilões de raças variadas de ovinos, caprinos, equinos e bovinos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, neste ano a exposição conta com mais expositores e, pela primeira vez, dispõe de um consórcio de vários produtores que põem os animais em catálogo para que haja as negociações. “Além de ser um evento de negócios, é também festivo e que conta com uma programação recheada, com palestras, qualificação, cultura. Acreditamos no potencial da agropecuária, da agricultura familiar e no papel fundamental que ela desenvolve na economia”, pontuou o gestor.

A 67° edição do evento contará com a a participação de mais de 700 expositores de 16 estados. Cerca 5 mil animais estarão no espaço do parque durante a semana e em todos os dias serão realizadas atividades culturais e shows com entrada gratuita.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: expoapi2017