Cidadeverde.com

Estudo de navegabilidade do Rio Parnaíba deve durar dois anos

 

Uma expedição de quatro dias marca a retomada do projeto de recuperação da navegabilidade do Rio Parnaíba. O estudo será acompanhado por técnicos dos Estados Unidos que também participaram da revitalização do Rio São Francisco recentemente concluída. A pesquisa deve durar em média dois anos. 

"Se outrora o Rio Parnaíba foi navegável, hoje com a tecnologia que se tem, porque não será navegável novamente? Esse estudo pode levar até dois anos. O importante é iniciá-lo com seriedade e segurança daquilo que vamos fazer", disse Avelino Neiva, presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), responsável pelo projeto. 

Em entrevista ao Noticía da Manhã, ele destaca que a retomada da navegabilidade do rio vai fazer com que Teresina seja um grande centro industrial de transformação de bens produzidos nos cerrados piauienses. 

"Isso vai baixar muito o custo de transporte, uma vez que a distância média de onde são produzidos os bens no Cerrado até o Rio Parnaíba é cerca de 80 km ", destaca Neiva. 

A expedição- que contará com aporte de barcos e helicópteros- terá início na cidade de Santa Filomena na próxima segunda-feira (11) e termina em Teresina em 15 de dezembro. Durante o percurso serão realizados medições e  o registro de imagens ao longo da calha do Rio Parnaíba. 

Ouça também a entrevista dada ao programa Acorda Piauí na rádio Cidade Verde 105,3

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais