Cidadeverde.com

MP/PI lança projeto para discutir preconceito contra Direitos Humanos

Imprimir

O Ministério Público do Piauí lança neste domingo (10) o projeto "Isso é Direito Humano". A ideia é discutir uma sequência de temas ligados ao assunto durante todo o ano de 2018. A data escolhida para o lançamento marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, escolhido em 1950 depois que a declaração Universal dos Direitos Humanos foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

"Direitos Humanos não é só direito de bandido. Na verdade, direitos humanos são todos os direitos básicos de todas as pessoas. Com esse projeto nós queremos tirar a aura negativa que criou-se ao redor desses direitos e desmistificar essa visão", esclarece a promotora Myrian Lago, titular da 49ª Promotoria de Justiça de Teresina e uma das criadoras do projeto.

Uma série de ações está em fase de planejamento encabeçado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC).  A promotora Flávia Gomes, que também comanda a iniciativa, acrescenta a necessidade de esclarecer o preconceito sobre o tema.

"Os direitos humanos incluem direitos civis e políticos, independentemente de cor, raça, credo, orientação política, sexual ou religiosa. É preciso mostrar que os direitos humanos não são existem para ‘defender bandido’, como muitos pensam, mas para garantir a dignidade de toda a pessoa e garantia da vida em sociedade.” diz a promotora Flávia Gomes.

O projeto “#issoédireitohumano” abordará os temas: alimentação; moradia; trabalho; saneamento básico; educação; assistência média; liberdade de crença e não crença; igualdade racial; respeito à orientação sexual e à identidade de gênero; inclusão da pessoa com deficiência; direitos da pessoa idosa, segurança; proteção à criança e ao adolescente; meio ambiente; entre outros.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais