Cidadeverde.com

Teresina é a capital com melhor gestão do Bolsa Família

Imprimir
Teresina é mais uma vez destaque na gestão do Programa Bolsa Família. Uma análise feita no primeiro trimestre deste ano já revelava a cidade como a segunda melhor no Nordeste. Agora, no mês de setembro, o índice aumentou e colocou a capital piauiense como a melhor dentre as capitais de todo o país na gestão do programa. A avaliação é feita através do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), método criado para avaliar a qualidade da gestão do programa em nível municipal.

O IGD varia de 0 a 1 e é através dele que são estabelecidas normas, critérios e procedimentos para o apoio à gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único de programas sociais do Governo Federal. A variação do índice também determina o volume de recursos que são destinados para a gestão local do programa. Assim, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social -MDS, só receberão recursos financeiros de apoio à gestão local os municípios cujo IGD atingir valor mínimo de 0,4.

Atingindo o índice de 0,83, a gestão municipal do Programa Bolsa Família de Teresina deixou para trás importantes capitais como Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. O gerente de Renda Mínima da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), Getúlio Gomes, explica que resultados como esse são possíveis porque a Prefeitura Municipal de Teresina vem fazendo um trabalho de cruzamento de dados visando diminuir o número de pessoas não identificadas.
 
"O que a prefeitura faz é um trabalho que envolve os dados da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), da Secretaria Municipal de Educação e Lazer (SEMEC) e a da Fundação Municipal de Saúde (FMS). A ação visa identificar os alunos não localizados e aumentar o acompanhamento da saúde. Isso facilita o controle e o monitoramento das famílias que recebem o benefício", declara Getúlio.

A meta da Prefeitura de Teresina é, até o fim do ano, atingir o índice 1. Tal índice nunca foi atingindo por nenhuma capital do país, isso reforça o compromisso da Prefeitura por meio da SEMTCAS em beneficiar o maior número de pessoas frente ao Programa Bolsa Família. Esse resultado garante ainda que o Governo Federal destine mais recursos para serem investidos na melhoria do serviço na capital.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: