Cidadeverde.com

Slackline é uma atividade divertida e que pode oferecer benefícios para a saúde

Imprimir

O slackline é uma nova tendência de esporte similar à caminhada de cordas bambas. Nesse esporte, o praticante se equilibra em uma fita estreita presa entre os dois pontos de fixação, como por exemplo, duas árvores. A fita ou corda de slackline, como alguns chamam, é feita de nylon, é estreita e flexível, geralmente montada a 30 centímetros do chão. Em contraste com o equilíbrio na corda bamba, onde a corda é esticada tão forte que mal se move, o slackline comporta-se ao contrário. Com a fita menos esticada, torna-se muito dinâmico e requer um constante balanceamento de seu auto-movimento e equilíbrio contínuo.

Os atletas de slackline devem possuir uma combinação de equilíbrio, concentração e coordenação. Devido a estas propriedades, o slackline serve muito bem como um treinamento adicional para esportes como escalada, esqui, artes marciais, equitação, entre outros esportes que exigem um bom senso de equilíbrio. Além disso, atua praticamente em todo o corpo e utiliza muitos músculos durante sua prática. Na verdade, uma hora praticando slackline pode queimar muitas calorias e ainda trazer vários benefícios para a saúde. O slackline é uma atividade divertida, relaxante e que pode oferecer uma série de benefícios para a saúde. Andar e se equilibrar em um slackline pode ser fisicamente e mentalmente ótimo para você! Confira os incríveis benefícios slackline para a saúde.

 

Promove o equilíbrio
Se você já viu alguém praticando slackline, deve ter adivinhado que esse esporte pode melhorar muito seu equilíbrio. Andar em uma fita de slackline é diferente de qualquer outra atividade que requer equilíbrio porque ela se move e balança à medida que o peso de seu corpo muda. Isso requer uma imensa quantidade de equilíbrio para ficar parado, e muito mais para andar e fazer manobras. Um estudo realizado em escolas primárias dos EUA, colocou os alunos para praticar slackline por 10 minutos, 5 dias por semana. Eles fizeram isso por 6 semanas. Os pesquisadores concluíram que essa prática melhorou drasticamente o equilíbrio funcional dos participantes em muitas atividades diferentes.

Aumenta a força corporal
Um dos benefícios mais surpreendentes da prática do slackline é o quanto ele melhora a força muscular de seus participantes. Pode não se parecer, mas o slackline requer um envolvimento intenso de músculos. Quando você começa a relaxar após a prática, notará que seus músculos, principalmente os abdominais, podem estar ainda contraídos. Esses e outros grupos musculares podem até estar doloridos no dia seguinte, como num treino intenso com pesos numa academia. Uma grande maioria de pessoas não é muito fã da rotina das academias. Por isso, esse esporte é uma alternativa divertida e benéfica para os músculos abdominais, entre outros, que podem ajudar a melhorar incrivelmente sua força.

Melhora sua postura
Vivemos em um mundo em que dependemos da tecnologia em nossa vida cotidiana. A tecnologia é excelente, mas também pode causar alguns problemas quando se trata de nossa saúde e bem-estar. Permanecer sentado durante todo o dia encurvado num computador, é um exemplo. Outro, seria ficar o dia todo mexendo no celular, muitas vezes com a cabeça baixa. Estes maus hábitos não promovem um estilo de vida saudável, mas o slackline pode ajudar! O slackline demonstrou melhorar muito a postura. Ele faz isso fortalecendo os músculos do seu corpo e forçando a manter a cabela erguida ao praticá-lo, para ajudar no equilíbrio. Além disso, faz você se levantar do seu computador ou lagar o celular e participar de uma agradável atividade ao ar livre.

Treino para o corpo inteiro
Em sua primeira vez slackline, pode ter certeza que será um treino surpreendentemente difícil. Um dos benefícios para a saúde desse esporte é o fato de que você estará trabalhando o corpo inteiro num treino. O equilíbrio em uma fita exige que suas pernas, abdômen, costas e ombros sejam utilizados o tempo todo. Trabalhar todo o seu corpo enquanto se diverte é uma ótima maneira de permanecer ativo, saudável e feliz.

Estabiliza a força entre seus músculos
Quando você participar de seu primeiro treino num slackline, sentirá a fita balançar incontrolavelmente. A razão para isso é porque os músculos em suas pernas e pés são provavelmente subdesenvolvidos ou têm desequilíbrio entre suas forças. Não se desencoraje, esses músculos simplesmente não são normalmente usados ??em nossas rotinas diárias. Quanto mais você continuar praticando slackline, mais desenvolvidos e estabilizados esses músculos ficarão.

 

Fonte: Dicas Sobre Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais