Cidadeverde.com

Mercado do Peixe do Poti Velho começa a funcionar neste sábado(23)

Imprimir
  • mercado_(3).jpg Gorete Santos/TV Cidade Verde
  • mercado_(2).jpg Gorete Santos/TV Cidade Verde
  • mercado_(1).jpg Gorete Santos/TV Cidade Verde

Com um espaço completamente reformado e adequado para comercialização de pescado, o Mercado do Peixe “Manoel de Sousa Aguiar”, localizado no bairro Poti Velho, será entregue à população neste sábado (23), a partir das 8h, pelo prefeito Firmino Filho.

A Prefeitura de Teresina investiu R$ 360 mil em recursos próprios na realização da reforma e adequação do prédio da antiga Unidade de Saúde do bairro para a instalação do Mercado do Peixe, que fica localizado no cruzamento da Rua Cedro com Alameda João Isidoro França, próximo à ponte Mariano Gayoso Castelo Branco, que liga o Poti Velho à região da Santa Maria da Codipi. 

A estrutura do local dispõe de 20 boxes, com revestimento em cerâmica, bancadas para a exposição dos peixes, espaço para a instalação dos freezers, e incluído o sistema de água e energia, banheiros e lixeira. O superintendente José João Braga destaca que a obra foi pensada para proporcionar melhores condições de higiene e manipulação de alimentos e partiu da demanda já existente na região. “Além de pensar em um ambiente com mais comodidade e com condições de higiene adequadas, o local é adaptado com acessibilidade e tem uma boa localização para a venda das mercadorias”, destaca.

O mercado leva o nome do pescador Manoel de Sousa Aguiar, que recebe a homenagem por relevantes atividades desenvolvidas junto a pescadores e comunidade do bairro Poti Velho. Manoel de Sousa Aguiar, em julho de 1952, fundou, com 102 pescadores, a Colônia Z8 de Pescadores do Poti Velho, tornando-se, nesta ocasião, o primeiro presidente do grupo. O pescador também foi um dos idealizadores do tradicional festejo de São Pedro, santo padroeiro dos pescadores, que até os dias de hoje movimenta o bairro no período de 10 a 29 do mês de junho, com a tradicional procissão dos pescadores.

A SDU Centro/Norte contou com a parceria da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), que ofertou cursos de capacitação nas áreas de Higienização e Manipulação de Alimentos, Vigilância Sanitária, Associativismo e Acesso ao Microcrédito, Técnicas de corte de pescado, Gestão e Negócio em Comércio e Vendas e Controle Financeiro. A Semest também disponibilizará aventais para os feirantes e, para auxiliar na compra dos materiais de trabalho, disponibilizou uma linha de crédito junto ao Banco Popular.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais