Cidadeverde.com

Fixação de metas pode motivá-lo a tomar ações que realmente mudarão sua vida

Imprimir

Muitos ainda estão subestimando o efeito positivo de estabelecer e seguir metas. A simples razão para isto não ser tão frequente é que a maioria das pessoas não sabe estabelecer tais metas, ou não sabe como estabelecer as metas e seguir até que elas sejam conquistadas. Quando bem feitas, a fixação de metas e objetivos pessoais pode facilmente motivá-lo a tomar ações que realmente mudarão sua vida para melhor.

Como fazer metas e objetivos

Uma meta é uma conquista futura que você tem um prazo definido para conquistar. Em outras palavras, uma meta é um pensamento com o compromisso para torná-lo real. Um objetivo convincente é algo que tem um significado mais profundo para você. É o tipo de objetivo que te excita, que lhe permite crescer e sua realização é gratificante e recompensadora. O método por nós usado e sugerido aqui tem sido muito eficiente na conquista dos mais diversos objetivos, desde os mais simples, aos mais complexos.

Metas pessoais: exemplos e estado de espírito

A primeira coisa para definir metas de vida atraentes é saber o que são essas metas, o que vai também te deixar no estado de espírito certo para cumprir as metas. Você deve permitir-se sonhar. Não existem barreiras. Também se esqueça de ser realista, apenas por um momento aqui. Suas metas podem ser grandes nesse primeiro momento, metas que você não imaginava serem possíveis. Ligue uma música, que te empolgue e motive, e comece a lista em um papel ou no seu computador todos objetivos. Exemplos podem ser viajar mais vezes durante um ano, terminar a organização de todos os documentos do seu escritório, e até coisas maiores, como aprender a pilotar um avião.

Quando fazendo um brainstorm você tira idéias de sua cabeça e escreve todas o mais rápido possível. É totalmente irrelevante se o que vem à sua mente é possível ou não. Esqueça a parte do “como fazer” por agora estamos na parte do “o que” fazer.

Tudo que te motivou mentalmente no passo anterior deve ser colocado no papel agora. Uma boa técnica aqui é definir primeiro objetivos em relação a áreas da sua vida pessoal: lazer, família, entretenimento, trabalho, organização, etc. Para cada um dos tópicos que você definiu, vá ficando mais específico. Exemplo: para a área do lazer, pretendo viajar de moto todos os finais e semana. Para a área de família, pretendo ter um filho.

Também importante nessa etapa do brainstorm é selecionar um período de tempo para completar cada objetivo e meta. Você pode escolher entre curto prazo (3-12 meses), médio prazo (1 a 2 anos) e longo prazo (3 anos ou mais). Você pode repetir isso para definir novas metas. Meu conselho seria começar com metas de 1 ano.

Mais alguns exemplos de metas e objetivos para te inspirar no Brainstorm:

Aprender uma nova habilidade (como uma nova língua, tocar piano)
Iniciar sua própria empresa
Encontrar um companheiro ou companheira
Tornar-se um vegetariano
Comprar um carro novo ou casa
Fazer uma viagem ao redor do mundo ou visitar um determinado lugar
Ganhar uma quantidade X de dinheiro
Começar a meditar
Perder peso até uma determinada quantidade
Iniciar o hábito de fazer exercício
Depois de ter todas as ideias de metas e objetivos anotados, é hora de começar a organizar tudo.

Como estabelecer metas pessoais: priorização de metas e objetivos

Depois de fazer o brainstorm, você começa agora a por seus resultados em ordem. De tudo o que você escreveu, incluindo também o espaço de tempo para completar a tarefa, selecione os objetivos de vida que são mais atraentes para você. Dê a cada um deles um número de 1-10, onde 10 é o mais motivador. Isso significa que se você chegar a atingir esse objetivo, trará uma grande felicidade para sua vida. Esses objetivos são suas prioridades maiores, que vão guiar e orientar outros objetivos adjacentes.

Escolha as 3 metas mais importantes

A partir da lista com todas as metas e objetivos, e a nota para cada um deles, selecione agora os 3 melhor pontuados e destaque. É também determinar o seu objetivo número 1. Este objetivo número 1 é a coisa mais atraente que você deseja alcançar. Esses 3 mais importantes objetivos podem ser “quebrados” em objetivos e metas menores, de curto, médio, e longo prazo. Dessa forma, a cada conquista pequena, você se sentirá recompensado, até chegar ao objetivo final. Pessoas produtivas fazem essa divisão de objetivos maiores em partes menores constantemente.

Estabelecendo prazos para as metas e objetivos pessoais

Você já sabe o que é curto, médio, e longo prazo. Resta saber agora como definir esses prazos para cada uma de suas metas.

Para que seus 3 objetivos de vida mais importantes sejam alcançados, incluindo o número 1, datas específicas devem ser anotadas ao lado de cada um deles. Isto é importante porque cria a tensão necessária e que passa a mensagem de que estamos levando a sério nossa felicidade.

Plano de ação para conquistar objetivos e metas

Crie um Plano de Ação para o seu objetivo número. Um Plano de Ação é uma lista específica de ações que levarão à sua meta. Uma das maneiras mais eficazes é pensar a partir do final: visualize o seu resultado como concluído e pensar para trás, para onde você está agora. Que medidas têm tomado hoje para chegar ao seu objetivo? Anote e crie uma ordem lógica. Se você tem metas de longo prazo, esse processo incluirá partes que não são completamente claras, e não há problema algum nisso. Trabalhe em seu plano de ação para progredir e obter feedback. Mas coloque bastante pensamento e energia nesse plano, para encontrar a melhor maneira de realizá-lo. Fluxogramas, planilhas, calendários, agendas: tudo isso pode ajudar na realização das metas.

Comece agora com seu objetivo principal

Identifique e já execute o primeiro passo para seu maior objetivo. É muito importante fazer pelo menos uma etapa agora e começar a criar uma dinâmica em seu objetivo. Elimine as barreiras mentais que te impedem de atingir suas metas, a sensação e a auto limitação a partir de crenças e impedimentos. Assuma a responsabilidade pelo que acontece e pelo que deixa de acontecer na sua vida, organizando sua rotina, seu escritório, sua casa, etc. Construa seu futuro a partir do que você realmente quer, alimentando ainda mais seu desejo. O quanto antes você começar, melhor.


Fonte: Palpite Digital

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais