Cidadeverde.com

HUT realizou mais de 100 mil exames de imagem em 2017

Imprimir

O Setor de Imagens e Gráficos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou este ano 106.590 exames de imagens. Dentre os exames realizados os que mais se destacaram foram os raios-x com 65.478 solicitações, seguida pelas tomografias com 28.657, depois as ultrassonografias com 9.344 e as anatomias patológicas com 3.093. Segundo o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, por ser um hospital especializado no trauma é normal que o exame de raio-x seja bastante solicitado, pois é grande a quantidade de pacientes politraumatizados que é encaminhado para o HUT para a realização de exames e avaliações por conta da gravidade.

“Somos a referência do trauma do nosso estado, portanto atendemos todos os pacientes graves que necessitam de uma assistência de urgência mais complexa nas áreas de ortopedia, neurologia, bucomaxilo e cirurgia geral. Nosso hospital funciona 24 horas com uma equipe de profissionais especializada. Manter uma estrutura dessas requer bastante investimento. Nos últimos anos foram mais de R$ 8 milhões investidos em equipamentos, reformas e ampliações da estrutura física”, destacou Gilberto.  

Ainda de acordo com o diretor esses investimentos, realizados pela Prefeitura de Teresina, melhoraram ainda mais os serviços oferecidos à população. “Com equipamentos novos e sempre renovados e uma estrutura física mais adequada do nosso Pronto Atendimento conseguimos agilizar o atendimento e melhorar a qualidade da assistência”, comemorou.

O HUT continua sendo o único Hospital da rede pública do estado do Piauí que disponibiliza para a população dois tomógrafos com imagens em 3D e uma bomba injetora: o multíslice Brilliance Philips de 16 canais e o MX 6000. Essa tecnologia proporciona um diagnóstico rápido e preciso em casos, por exemplo, de aneurisma cerebral, que necessita de um exame chamado  Angiotomografia.

De acordo com o Dr. Herbert Mendes, médico radiologista e gerente do setor de Imagens e Gráficos do HUT, a angiotomografia proporciona um diagnóstico rápido e permite a perfeita visualização das veias e artérias, bem como do fluxo sanguíneo cerebral ou de órgãos e sistemas do corpo. “Esse exame só é possível com a utilização de tomógrafos de alta resolução com imagens em 3D e o uso de bomba injetora. Essa bomba injeta o contraste no paciente de forma automática, no tempo e na quantidade correta”, destacou Dr. Herbert.
 
O Hospital realiza também os seguintes exames: ecodoppler, endoscopia, colonoscopia, broncoscopia, eletrocardiograma e 54 tipos de exames laboratoriais que cobrem as especialidades da hematologia, urinálise, bioquímica, coagulação, imunologia, marcadores cardíacos e gasometrias.  

Por mês, o HUT realiza mais de seis mil atendimentos e mais de mil cirurgias. Os acidentes com motocicletas continuam como primeiro motivo de entrada no Hospital representando em torno de 17% do total de atendimentos, seguido por mal súbito (15%) e corpo estranho no olho (8,6%). 

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais